Notícias
Lista da flora do MONA Cagarras publicada no Catálogo de Plantas das UCs do Brasil
Cereus fernambucensis | Foto: Massimo Bovini
Há mais de uma década, o pesquisador Massino G. Bovini (JBRJ) e colaboradores realizam pesquisas sobre a flora do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras, no litoral do Rio de Janeiro, por meio do Projeto Ilhas do Rio. Um dos resultados desses estudos é a Lista de Espécies de Plantas do MONA Cagarras, que acaba de ser publicada no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil.
A lista traz 139 espécies distribuídas pelos 91,23 hectares dessa UC, sendo 130 angiospermas e nove samambaias e licófitas. Seis espécies da lista estão ameaçadas de extinção: Hippeastrum striatum, Alcantarea glaziouana, Sinningia bulbosa e Abutilon esculentum – todas categorizadas como Em perigo (EN) – e Muellera virgilioides, como Vulnerável (VU); Gymnanthes nervosa era considerada extinta para o município do Rio de Janeiro e, após encontrada uma população no cume da ilha Redonda, passou à categoria de Criticamente em perigo (CR) para o município. Algumas delas podem ser vistas no Banco de Imagens que acompanha a lista.
O MONA Cagarras foi criado em 13 de abril de 2010, para preservar remanescentes do ecossistema insular da Mata Atlântica, e também por suas belezas cênicas e por ser área de refúgio para as aves marinhas, que nela fazem seus ninhos. Está a cerca de apenas 5 km da praia de Ipanema, de onde pode ser visto, e é uma área muito usada para esportes aquáticos e trilhas e para turismo náutico.
A UC é formada por quatro ilhas (Palmas, Comprida, Cagarra e Redonda) e dois ilhotes (Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda), além de uma faixa de 10 metros de área marinha ao redor de cada uma delas. Cada ilha tem características próprias, e a maior diversidade de plantas, com espécies endêmicas e ameaçadas, encontra-se naquelas onde não há ninhais. De forma geral, há predominância de espécies arbustivas, como a de restingas.
O pesquisador Massimo Bovini considera que "Projetos como esse sobre Listagens da flora da UC aproximam o público geral da biodiversidade da área, onde o acesso não está limitado apenas a artigos científicos. Vale ressaltar que o MONA Cagarras é a primeira UC marinha do estado do Rio de Janeiro e possui um dos estudos florísticos insulares mais completos do Brasil, subsidiando estudos futuros”.