Notícias
Duas espécies de quaresmeiras são descobertas no norte de Minas Gerais
Pleroma congestifolium | Foto: Caio Baez
Por Diego Nunes da Silva - ENBT/JBRJ
Nos anos de 2018 e 2021, o Centro Nacional de Conservação da Flora – CNCFlora liderou duas expedições botânicas ao norte de Minas Gerais, especificamente na Serra de Montevidéu, município de Monte Azul. Dentre as muitas amostras botânicas trazidas ao herbário do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) para posterior identificação, duas espécies de quaresmeiras (gênero Pleroma) foram coletadas e identificadas como novas espécies para a Ciência.
“Após compararmos as coletas de Pleroma oriundas da Serra de Montevidéu com diversas espécies do gênero que têm morfologia similar, notamos que ambas eram desconhecidas pela Ciência e começamos a trabalhar na descrição formal dessas espécies”, conta Diego Nunes da Silva, aluno de doutorado da Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT/JBRJ.
Diego e o pesquisador Paulo José F. Guimarães (JBRJ), autores do artigo, nomearam as espécies como Pleroma congestifolium e P. martinellii. Ambas são endêmicas da Serra de Montevidéu, ou seja, as espécies apenas ocorrem nessa região.
As duas espécies foram coletas pelo pesquisador Gustavo Martinelli, que trabalhou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro por cerca de meio século (veja o link abaixo para saber um pouco mais sobre a sua trajetória no JBRJ). Pleroma martinellii é uma homenagem dos autores ao Dr. Gustavo, um dos maiores coletores de plantas da flora brasileira.
Ambas as espécies novas foram descritas em artigo no periódico Systematic Botany e publicadas no dia 28 de março de 2023. O paper também conta com a colaboração da aluna de mestrado da ENBT/JBRJ Mirian de Camargo A. Antonicelli.
Acesse o artigo com as descrições.
Acesse também pelo Researchgate.
Foto: Caio Gomes Baez (Pleroma congestifolium)
Homenagem do 71° CNBot ao pesquisador Gustavo Martinelli.