Notícias
Defesa na ENBT aborda atributos florais e sucesso reprodutivo
"Justicia sebastianopolitana" Profice, espécie de Acanthaceae pesquisada por Isis Paglia
Por: Gabriela Kerklaan*
O Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) teve sua 163ª defesa de mestrado realizada na segunda-feira, 1º de março. A mestranda Isis Paglia apresentou sua dissertação "Variação em atributos florais e sucesso masculino em espécie ornitófila de Acanthaceae".
O estudo avaliou como a variação em características das flores em uma planta de Mata Atlântica da família do camarão-amarelo influencia na exportação de pólen por essas plantas. A exportação de pólen, feita por beija-flores, afeta o sucesso reprodutivo, pois é necessária para a fertilização dos óvulos em outras flores, formando frutos e sementes que originam novos indivíduos, contribuindo para a manutenção da espécie, ressaltou Isis.
O orientador de Isis, Leandro Freitas, pesquisador do JBRJ, destacou a relevância da área de estudos pesquisada: “Os estudos de polinização são importantes por permitir o entendimento de como as plantas se reproduzem. É um processo de grande relevância para a dinâmica ecológica dos ambientes naturais. O grande atrativo científico da dissertação de Isis é que é o tipo de estudo que nos permite ver a evolução acontecendo ali, naquele instante. É uma fotografia do processo de seleção natural nas plantas, que se dá continuamente ao longo do tempo. Essa foi a primeira dissertação da ENBT que explorou seleção fenotípica de atributos florais, que é uma linha de pesquisa ainda pouco desenvolvida no Brasil".
A dissertação foi aprovada pela banca examinadora composta pelos professores Felipe Wanderley de Amorim (UNESP) e Pietro Kiyoshi Maruyama (UFMG), além do orientador.
* Estágio/CRS/JBRJ