Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Prof. Evanilde Benedito - Foto Ricardo Neri
A aula inaugural 2025 da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ), ocorrida nesta segunda-feira (17/3), teve como convidada a professora doutora Evanilde Benedito, coordenadora da Área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Bióloga e professora da Universidade Estadual de Maringá, a palestrante falou sobre o papel da Capes e a importância dos programas de pós-graduação do JBRJ.
Antes do início da aula, os novos alunos receberam as boas-vindas do presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna, e da diretora da ENBT, Marinez Siqueira, que destacou a importância do tema da aula inaugural. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Botânica, Cassia Sakaragui, sublinhou que a Escola é um local “de grandes trabalhos, grandes ideias e grandes descobertas”. Já a coordenadora de Pós-Graduação Profissional, Claudine Mynssen, ressaltou o trabalho colaborativo da ENBT, afirmando “quanto mais vocês se engajarem, mais forte ficamos”.
Segundo a professora Evanilde Benedito, a Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros. “A Capes se preocupa com a formação de pesquisadores e a consolidação da ciência no país”, afirmou a professora. Evanilde Benedito explicou como funciona o sistema de avaliação da Capes, que “é feito para melhorar a qualidade dos programas e distribuir bolsas, equipamentos e verbas, além de identificar as assimetrias”.
Ao destacar que, no último quadriênio, os dois programas de pós-graduação do JBRJ obtiveram nota 5 (muito bom) da Capes, a professora convidou os novos alunos a colaborarem para a manutenção do resultado obtido. “A avaliação é um processo contínuo e dinâmico, e os programas não são dos coordenadores. Os programas são de e para todos, discentes, docentes e técnicos. Os dois programas do Jardim Botânico conseguiram nota 5, e quero parabenizar o instituto por isso”, finalizou a professora Evanilde Benedito.
A aula está disponível no canal do YouTube do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em https://youtu.be/n8z0MBYNDXQ