Geral
Canteiro da Restinga reabre com novidades
O Canteiro da Restinga do Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi reaberto para o público no dia 15 de novembro. O primeiro aspecto que logo chama a atenção do visitante é que, diferente dos outros canteiros do Jardim, a Restinga é coberta de areia - muita areia! Foram mais de 100m3 trazidos para receber as plantas de restinga, reproduzindo as condições de um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil.
Na área, que se localiza entre o Bromeliário e o Rio dos Macacos, foram feitas obras de revitalização e introduzidas 20 novas espécies de plantas. O local também ganhou placas informativas e três novos bancos, que se somam aos três já existentes, para que os visitantes possam apreciar a paisagem junto à sua principal atração: as pitangueiras, com seus belos frutos vermelhos.
O termo Restinga designa vegetações costeiras existentes em quase 80% do litoral brasileiro. São áreas que se caracterizam pela influência marinha, o solo arenoso e a insolação direta, entre outros fatores. Mais do que apenas uma nova atração, o projeto de revitalização do Canteiro visa contribuir para a conservação das espécies, que é parte fundamental da missão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O projeto tem o apoio da Família Aranha, por intermédio da Associação de Amigos do Jardim Botânico AAJB. Venha conhecer!
foto: Ester Santos
Reabertura do canteiro - Sylvia Aranha e presidente Sergio Besserman Vianna