Geral
Simpósio Von Martius debate a importância de preservação das obras raras e científicas
A importância das coleções de obras científicas raras é o tema do próximo encontro do Simpósio Entre impérios e plantas: a viagem do naturalista Carl V. Martius ao Brasil (1817-1820), no Museu do Meio Ambiente, dia 17 de novembro.
Neste dia haverá a apresentação de dois palestrantes. Julia Saenz Kovensky (Instituto Moreira Sales - IMS) fala sobre "Ver, descrever e registrar: a viagem de Martius ao Brasil e a importância da manutenção de obras raras em instituições brasileiras". Fabiano Cataldo (UNIRIO) fará uma apresentação intitulada Patrimônio bibliográfico em risco: a Biblioteca Científica frente aos desafios em tempos críticos
A mediação será feita pela historiadora Alda Heizer (JBRJ).
O simpósio é um dos eventos promovidos pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro tendo como tema as contribuições de Von Martius para o conhecimento do Brasil. Desse conjunto fazem parte também a exposição "Herbário: Ciência e arte, no Herbário do JBRJ, e a Mesa de Conferência intitulada "A viagem de Von Martius: entre impérios, homens e plantas, realizada em 23 de agosto, no 68º Congresso Nacional de Botânica.
Para saber mais e ver a programação de dezembro, acesse: http://www.gov.br/jbrj/pt-br/node/832
Aproveite para visitar a exposição, também no Museu do Meio Ambiente, sobre os 200 anos da expedição de Spix e Martius pelo Brasil ( http://www.gov.br/jbrj/pt-br/node/849 )
Imagem da home: Litografia de Von Martius