Geral
Manual de Etnobotânica é lançado no Jardim Botânico
O lançamento aconteceu na última terça-feira, 10 de outubro, pela manhã, no Museu do Meio Ambiente.
O Manual de Etnobotânica -Plantas, Artefatos e Conhecimentos Indígenas faz parte de um projeto pioneiro unindo instituições brasileiras e inglesas, com o objetivo central de reconectar os povos indígenas com as observações e coleções realizadas pelo botânico inglês Richard Spruce, no século XIX. A publicação é resultado de um amplo projeto que une os conhecimentos indígenas e científicos sobre as plantas e seus usos, coleções guardadas em acervos institucionais, assim como sistemas de classificação e visões de mundo.
Com apoio do Fundo Newton do Reino Unido, o projeto é realizado em parceria pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), o Instituto Socioambiental (ISA), o Jardim Botânico Real de Kew, a Birkbeck - Universidade de Londres, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Na parte da tarde o público, que lotou o auditório do Museu, pôde conhecer um pouco mais sobre este importante Projeto, O valor das coleções bioculturais no Brasil.
O Manual de Etnobotânica está disponível online, acesse
Se quiser saber mais sobre o encontro, acesse os links dos vídeos postados no facebook do JBRJ
Veja as fotos:
* Lançamento do Manual
* Palestra
Fotos: Ester Santos e Adélia Duarte