Geral
Palestra Etnobotânica e povos indígenas da Amazônia
Dia 10 de outubro, às 14h, no Museu do Meio Ambiente venha assistir a palestra com; Dagoberto Lima Azevedo, Nurit Rachel Bensusan, Aloísio Cabalzar e Viviane Stern da Fonseca Kruel.
O encontro foi organizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto Socioambiental - ISA em comemoração ao bicentenário do naturalista, Richard Spruce (1817-1893).
Spruce percorreu a América do Sul no século XIX, estudando as plantas da Amazônia, do Norte dos Andes peruanos e do Equador, coletando-as e enviando-as para a coleção do Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra. Durante sua expedição, que durou 15 anos, de 1849 a 1864, a região do Rio Negro foi a que mais o encantou, coletando ali o maior número de espécies e gêneros desconhecidos. Além disso, Spruce fez anotações sobre o modo de viver e falar dos povos indígenas da região, desenhando retratos das pessoas e paisagens que encontrava. Ele também enviou para a Inglaterra vários artefatos, incluindo ornamentos rituais e utensílios do dia-a-dia, que se encontram ainda hoje preservados nos acervos de Kew e do Museu Britânico.
O evento será aberto ao público e terá como palestrantes:
- Dagoberto Lima Azevedo, do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, da Universidade Federal do Amazonas (NEAI/UFAM)
- Nurit Rachel Bensusan e Aloísio Cabalzar, do Instituto Socioambiental (ISA), organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994.
- Viviane Stern da Fonseca Kruel, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
Haverá debate com o público. Venha participar!