Geral
Museu do Meio Ambiente recebe lançamento de Selos Flores da Mata Atlântica
Nesta sexta-feira, 22 de setembro, início da Primavera, o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) recebeu representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para a obliteração dos selos especiais flores da Mata Atlântica, momento que registra e atesta o início da comercialização do selo em questão.
Participaram do evento o presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna, o diretor de pesquisa científica do JBRJ, Renato Crespo, o pesquisador da instituição, Marcus Nadruz e o superintendente Estadual de Operações dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro, Cleber Isaias Machado.
A ilustração dos selos, criada pela designer Camila Sena Hott, foi composta a partir de fotos de flores de ipê-rosa, ipê-branco, begônia e antúrio, que fazem parte das Coleções Vivas do Jardim. As informações que constam do Edital destes selos, onde estão detalhadas todas as características da emissão, foram obtidas através do pesquisador do JBRJ Marcus Nadruz, com auxílio da estudante de Ciência da Natureza, Juliana Ribeiro de Mattos.
Sergio Besserman, presidente do JBRJ, destacou que esta é uma iniciativa de grande valor para a educação ambiental. Besserman finalizou parabenizando os Correios, a equipe de pesquisa do Jardim e a todos que colaboraram para a criação dos selos.
Para o pesquisador Marcus Nadruz, os Correios foram muito felizes na escolha das espécies. É muito importante este tipo de iniciativa no sentido conservacionista., afirmou. O Antúrio, por exemplo, que consta da ilustração está em risco de extinção.
A beleza da ilustração destes selos comemorativos foi mencionada pelo diretor de pesquisa científica do JBRJ, Renato Crespo, que concluiu sua fala desejando vida-longa à iniciativa e que novas frentes de colaboração aconteçam.
É uma honra para os Correios o lançamento destes Selos, pois marca, de alguma forma, na história do nosso país, o que ainda conseguimos preservar, disse Cleber Isaias Machado, superintendente Estadual de Operações dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro. E concluiu afirmando que, o registro destas espécies, através da filatelia, pretende disseminar pelo Brasil e pelo mundo a importância da conservação.
Para ver mais fotos do evento clique aqui
foto da home: Ester Santos - com Marcus Nadruz, Juliana Ribeiro de Mattos, Cleber Isaias Machado, Sergio Besserman Vianna e Renato Crespo