Geral
Jardim Botânico recebe exposição de orquídeas
Cattleya intermedia é destaque em 'Orquídeas na Primavera' para levantar o astral do carioca
A estação das flores vai chegar mais cedo ao Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para colorir e perfumar a rotina pesada que a cidade vem enfrentando em todas as frentes. Nos próximos dias 1, 2 e 3 de setembro, centenas de orquídeas estarão em cartaz na exposição Orquídeas na Primavera, que acontece neste que é um dos mais belos cenários do Rio. E uma delas ganhou status de vedete para ajudar a levantar o astral não só do carioca, mas de todos os fluminenses: a Cattleya intermedia. Das orquídeas em flor nesta época, ela se destaca pelo colorido variado de suas flores. Não por acaso chama a atenção no evento, organizado pela OrquidaRio - uma das mais tradicionais e antigas associações orquidófilas do país -, que já levou mais de 400 mil pessoas ao Jardim Botânico desde 1997, e vem transformando o carioca num apaixonado cultivador de orquídeas.
A Cattleya intermedia, orquídea brasileira de flores grandes (9x9cm) e com detalhes de forma e coloração bastante variados (róseas, lilás, púrpuras, albas, coeruleas), já foi comum em vários pontos do litoral das regiões Sul e Sudeste do país, mas vem rareando,embora se mantenha presente no estado do Rio de Janeiro. Acredita-se que, em pouco tempo, a espécie só estará presente dentro de áreas de conservação e em áreas particulares de proprietários bem esclarecidos quanto aos princípios da conservação.
A espécie é uma das Cattleyas mais cobiçadas por colecionadores e tem sido bastante usada também para hibridação. Mais de 3.500 híbridos usando esta espécie brasileira foram registrados, em especial com a utilização da variedade aquinii, a mais conhecida. Ela transmite para sua descendência belos efeitos de mesclagem.
Nesta edição, assim como em todas as duas anualmente realizadas, serão oferecidas visitas guiadas, palestras, curso e oficinas de cultivo e ilustração botânica. Grupos de até 20 pessoas receberão informações sobre as plantas que integram a mostra, as premiações recebidas pelas melhores em cada categoria e curiosidades sobre as espécies.
Acesse a programação completa
Ingresso do Jardim Botânico: R$ 15 (somente em dinheiro)
Meia entrada para maiores de 60 anos, deficientes físicos, estudantes. Gratuidade para crianças de até 5 anos e estudantes da rede pública de ensino e professores em visitas escolares.
Estacionamento: o estacionamento do Jardim Botânico foi definitivamente fechado no dia 2 de junho, mas um convênio com o Jockey Club garante 400 vagas próximas, com desconto mediante apresentação do ingresso do Jardim. Informações: 2512-7204