Geral
Jardim Botânico realiza plantio de espécies no Arboreto
O Jardim Botânico plantou no dia 5 de julho, 10 espécies, distribuídas nos canteiros de acordo com suas afinidades botânicas. Segundo o curador da Coleção Viva do Jardim, Marcus Nadruz, o agrupamento das espécies facilita a pesquisa taxonômica e a catalogação das mesmas.
A curadoria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro organiza bimestralmente o plantio de espécies com o objetivo de enriquecer o arboreto.
A ação visa principalmente incrementar a coleção viva do Jardim com espécies preferencialmente ameaçadas de extinção, endêmicas do Estado do Rio de Janeiro que ocorrem na Mata Atlântica ou espécies raras.
O plantio deste mês foi feito com as mudas de: Inga (Inga cordistipula), ipê-amarelo (Handroanthus arianeae), angelim-amargoso (Andira anthelmia), cumbaru (Dypterix alata), alecrim-da-mata (Holocalyx balansae), imbiruçu (Eryotheca macrophyla), Campomanesia espiritosantensis, cambuci (Campomanesia phaea), cambroé (Casearia lasyophilla) e guapeba-da-praia (Pouteria psammophilla).
As mudas chegam ao Jardim de diversas formas através de doação, produção por sementes, mas principalmente como resultado das expedições de campo realizadas pelos pesquisadores. Quando chegam ao Jardim, as sementes são encaminhadas para o Horto do JBRJ, onde são plantadas, aguardando o desenvolvimento para introdução na coleção viva e, no caso das mudas doadas, as mesmas ficam de quarentena para somente depois, serem plantadas.
foto da Home: Alexandre Machado