Geral
Seminário sobre a internacionalização da ENBT
Publicado em
04/07/2017 14h50
Atualizado em
31/10/2022 12h44
O Seminário Experiências em Internacionalização da Pós-graduação do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, promovido pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) aconteceu na última quarta-feira, dia 28 de junho. No encontro, foram debatidos os fatores que podem contribuir para ampliar o intercâmbio da ENBT com instituições acadêmicas de outros países.
Claudia Barros/Diretora da ENBT-JBRJ
A diretora da ENBT, Claudia Barros, abriu o Seminário destacando a importância da troca de experiências entre professores, estudantes e instituições que fomentam pesquisa.
Depois, passou a palavra a Renato Crespo, diretor de pesquisa do Jardim Botânico, que fez parte da mesa, composta também pela diretora da ENBT; a coordenadora de Pós-graduação em Botânica, Karen de Toni; o coordenador do Mestrado Profissional, Massimo Bovini e o coordenador de Extensão, David Ramos.
Renato Cresco, diretor de pesquisa e Claudia Barros
Membros da Mesa do seminário
Entre os convidados de outras instituições, a primeira palestrante foi a assessora da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, Cyntia Sandes Oliveira. Ela apresentou a politica de internacionalização da CAPES e as iniciativas do órgão para a pós-graduação brasileira.
Cyntia Sandes Oliveira/CAPES
Durante sua exposição, Cyntia destacou que o interesse internacional que a pesquisa botânica desperta e o compromisso do JBRJ com o conhecimento científico, contribuíram para que a ENBT chegasse a um nível elevado de internacionalização.
A pesquisadora do JBRJ, Denise Pinheiro da Costa - com doutorado sanduíche na Duke University, Biology department, EUA e pós-doutorado no museu de História Natural de Paris - falou com empolgação das suas experiências em instituições estrangeiras. Ela destacou que foram relevantes não só para o desenvolvimento de sua carreira, mas também para o trabalho que realiza como membro do corpo docente da Escola Nacional de Botânica Tropical.
Denise Pinheiro da Costa/pesquisadora JBRJ
O analista ambiental do ICMBio, Ronaldo Gonçalves Morato, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo falou de sua experiência no pós-doutorado do Smithsonian Conservation Biology Institute e incentivou os alunos da ENBT a buscarem oportunidades em instituições internacionais.
Ronaldo Golçalves Mortato/ICMBio
Dois alunos do doutorado da ENBT também falaram de suas experiências, desafios e conquistas fora de seus países de origem: Celeste Heisecke, paraguaia que veio para o Brasil e Lucas Sá Barreto Jordão, que teve experiência de um ano no New York Botanical Garden.
Celeste Heisecke/doutoranda ENBT-JBRJ
Lucas Sá Barreto Jordão/doutorando ENBT-JBRJ
Por último, Vidal de Freitas Mansano, pesquisador do JBRJ, falou do seu campo de pesquisa, com ênfase em taxonomia, ontogenia floral e filogenia da família Leguminosae. Ele destacou que a rede de relacionamentos acadêmicos que criou no exterior contribui para a integração de seus alunos fora do Brasil.
Vidal de Freitas Mansano/pesquisador JBRJ
Alunos de pós-graduação da ENBT