Geral
Parabéns para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 209 Anos!
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro completou 209 anos na terça-feira, 13 de junho de 2017, com uma programação que durou o dia todo. As equipes de todas as diretorias trabalharam integradas e garantiram o sucesso da comemoração, que contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e de outras autoridades, de vários parceiros e de representantes de organizações não-governamentais.
Servidores, colaboradores, diretores, convidados e o presidente Sergio Besserman Vianna confraternizam no "parabéns ao Jardim"
Foto: Ester Santos/JBRJ
Sarney Filho, disse que o papel que o JBRJ tem exercido em pesquisa científica e conservação da biodiversidade "é excepcional para o país". Ele ressaltou que "o trabalho do Jardim Botânico tem estreita relação com a agenda prioritária do Ministério e os compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção sobre a Diversidade Biológica".
Sergio Besserman e Sarney Filho no Museu do Meio Ambiente
Foto: Paulo de Araújo/MMA
O presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna, fez um agradecimento especial aos servidores, colaboradores e parceiros, e também ao Ministério. "O Jardim Botânico se sente contemplado com o apoio do MMA neste momento difícil pelo qual o país está passando e também na construção do que o Jardim será no futuro", disse Besserman.
Besserman observou que o Brasil tem pela frente o desafio de fazer a maior restauração de florestas do mundo. "O JBRJ é integrante essencial da rede de instituições responsável por garantir que essa restauração seja feita com o máximo possível de biodiversidade, com as espécies originais de cada bioma e atenta às adaptações que se farão necessárias diante das mudanças climáticas", afirmou.
Após a cerimônia oficial, que teve início às 15h no Museu do Meio Ambiente, foi inaugurada a exposição "Rede Abrolhos: monitorando o maior complexo coralíneo do Atlântico Sul", com curadoria do pesquisador associado do JBRJ Fernando Moraes e apoio da Brasoil.
No Museu do Meio Ambiente, uma exposição mostra o trabalho realizado pela Rede Abrolhos
Foto: Claudia Lopes/JBRJ
Na cerimônia de aniversário no Museu do Meio Ambiente, foi exibido também um vídeo que mostrou a revitalização da Região Amazônica do Jardim, que teve o apoio da Ag~encia Nacional de Águas (ANA). O vídeo já está disponível no Youtube . A diretora de Planejamento da ANA, Gisela Forattini, elogiou a parceria estabelecida entre a Agência e o JBRJ, a primeira entre estas instituições, ambas vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo Gisela, a ANA e o JBRJ podem formar novas parcerias para aprofundar pesquisas aplicadas com vistas às adaptações necessárias para fazer frente às mudanças climáticas em curso.
Marcelo Cruz, secretário-executivo do MMA, Gisela Forattini, da ANA, e Sergio Besserman Vianna descerram a fita da Região Amazônica
Foto: Paulo de Araújo/MMA
Confira mais fotos da Cabana do Pescador revitalizada no link
Fotos de Raul Ribeiro
O encerramento da comemoração aconteceu no herbário, com a inauguração da exposição Herbário: coleção e ciência. Na abertura, a Orquestra Popular Tuhu, do projeto Villa-Lobos e as Crianças, animou os convidados com sambas, chorinhos e outros ritmos brasileiros. O anfritrião foi o diretor de Pesquisa Científica do JBRJ, Renato Crespo. Na ocasião, o subsecretário de Estado do Ambiente do RJ, Sérgio Mendes, anunciou que, apesar das atuais dificuldades por que passa o Estado, a Secretaria dará continuidade ao projeto conjunto com o Centro Nacional de Conservação da Flora a partir de agosto de 2017.
A pesquisadora Rafaela Forzza, curadora da exposição com Marli Pires Morim, fez os agradecimentos aos presentes e à Faperj, apoiadora do projeto. Ela afirmou que um dos objetivos da mostra, voltada principalmente para estudantes do nível fundamental ao superior, é tentar despertar novos cientistas. Já Marli lembrou o trabalho de construção do acervo do herbário e do conhecimento botânico a ele associado, que começou com Martius há 200 anos e continua hoje. "Realmente é uma dádiva poder trabalhar nesta instituição. Nós passadmos e o que fica são as nossas obras. É isso o que vemos aqui hoje", disse Marli.
O projeto e o design da exposição são de Mary Paz. Pesquisa histórica de Alda Heizer (JBRJ) e Manuela Sobral.
Dois paineis da exposição no Herbário reproduzem mapas do naturalista Carl Von Martius (1794-1868) sobre a vegetação do Brasil
Foto: Ester Santos/JBRJ
Exposição Herbário Fotos: Ester Santos