Geral
Pint of Science Festival 2017 tem a participação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O Pint of Science, festival internacional que leva cientistas renomados para um bate-papo com o público no ambiente descontraído dos bares, conta este ano com a participação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na noite de 16 de maio, os pesquisadores Gustavo Martinelli, Rafaela Forzza, Vinicius Castro Souza e o economista e ambientalista Sergio Besserman Vianna, presidente do JBRJ, falam sobre biodiversidade brasileira em tempos de aquecimento global.
O encontro intitulado "Nossos bosques têm mais vida. Até quando?" será no bar-restaurante Garota da Gávea, na terça-feira, 16/5, das 19h30 às 21h. Não há cobrança de entrada e não é necessário realizar inscrição. A ideia é chegar, sentar e conversar sobre temas interessantes, enquanto se saboreia (quem quiser) uma cerveja na companhia dos cientistas.
O Brasil é considerado o país com maior biodiversidade do mundo, o que lhe confere uma grande responsabilidade na conservação e no estudo do número imenso de plantas, animais e outros seres vivos que ocorrem em seu território. Para se ter uma ideia do que isso significa, de cada cinco ou seis plantas no mundo, uma ocorre em nosso país. Mas os botânicos brasileiros correm contra o tempo. Novas espécies não param de ser descobertas, chegando ao ritmo de aproximadamente uma espécie nova de planta descrita a cada dois dias, ao mesmo tempo em que a devastação ambiental já é dramática em algumas regiões.
Além de ser a principal responsável pela extinção de espécies, a remoção da vegetação natural tem ameaçado o próprio equilíbrio do clima no planeta. O aumento da produção de gases causadores do efeito estufa pode causar sérias consequências para a humanidade e apenas as plantas e algas, através da fotossíntese, são capazes de remover o gás carbônico da atmosfera e reverter ou diminuir o ritmo desse processo. Porém, elas também sofrerão o impacto das mudanças climáticas já em curso. O que está acontecendo com a biodiversidade brasileira e o que poderá acontecer, a partir das decisões que a humanidade tomar agora, é o que os pesquisadores do Jardim Botânico do Rio colocarão em discussão neste encontro.
O Pint of Science foi criado em 2012 por pesquisadores do Imperial College de Londres, tendo chegado ao Brasil três anos depois. Em 2017, o festival acontece em mais de 100 cidades de onze países.
O endereço do bar Garota da Gávea é Praça Santos Dumont, 148, Gávea.
No site pintofscience.com.br você pode saber mais sobre o evento e ver a programação completa no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil.