Geral
Programa de Voluntariado do JBRJ completa dois meses
O Programa de Voluntariado do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), uma parceria entre a Associação de Amigos (AAJB) e o JBRJ, completa hoje, 6 de abril, dois meses de implantação.
Foram selecionados 24 voluntários para esta primeira turma. Participam hoje do programa 20 pessoas, entre aposentados, estudantes e associados da AAJB, que têm em comum o amor e o carinho por este instituto de pesquisas botânicas.
A alegria e o prazer de estar no Jardim Botânico, ir aos poucos conhecendo e desbravando toda a sua riqueza, poder desfrutar da energia do lugar, uma excelente oportunidade de dar a minha pequena parcela de participação social, foram alguns dos motivos que alguns voluntários fizeram questão de compartilhar, sobre suas participações no Programa de Voluntariado do Jardim.
Estar engajada junto com equipes que buscam a pesquisa e a preservação das espécies é muito importante. Colaborar com a Educação Ambiental é muito gratificante, disse a aposentada Maria Inês Nunes de Castro Barbosa, ao ser questionada sobre a importância do seu trabalho como voluntária.
Quanto ao dia a dia no Jardim, os voluntários têm sido unânimes em dizer que a prática de trabalho também tem sido muito interessante para o grupo, formado por profissionais de diversas áreas e formações, com idades diversas e até diversas experiências e nacionalidades. Eles destacam a experiência especial na interação com os visitantes e com pessoas que foram muito acolhedoras e a oportunidade de aprendizado, de socialização, de convivência e de participação social. Para a jornalista e voluntária do JBRJ Sandra Braconnot, o trabalho tem sempre novidades. Ser voluntária no Jardim Botânico é mais do que um trabalho: é uma experiência bela, boa e que faz muito bem; sou grata pela oportunidade!
O voluntário seguirá um plano de trabalho definido com a coordenação do projeto. O termo de adesão estabelece três meses de trabalho, mas o voluntário poderá se desligar do Programa quando houver a necessidade. Em maio termina o trabalho deste primeiro grupo. Em junho haverá outro, cujas inscrições já estão sendo aceitas na AAJB (+55 (21) 2239-9742 ou 2259-5026).
Os inscritos no Programa de Voluntariado terão acesso gratuito ao arboreto, fora do seu horário de trabalho, com direito a um acompanhante, mediante apresentação do crachá de identificação. Os voluntários receberão, ao final dos três meses de trabalho, uma declaração institucional de participação no Programa do JBRJ.
foto da home: Sandra Braconnot