Geral
Príncipe e Princesa do Japão visitam o Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O Príncipe e a Princesa Akishino do Japão visitaram o Jardim Botânico do Rio de Janeiro neste fim de semana em comemoração ao aniversário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, celebrado em 5 de novembro de 1895.
Na manhã de sábado, 7/11, o casal imperial participou da reinauguração do Jardim Japonês, recentemente reformado.
Na cerimônia, o Príncipe destacou que o Jardim Japonês é um símbolo importante das relações de amizade entre o Japão e o Brasil e por isso, sua reforma, neste momento de celebração dos 120 anos de relações diplomáticas, é bastante significativa.
A presidente do Jardim Botânico, Samyra Crespo, afirmou que o Jardim Japonês é uma modesta homenagem à tradicional cultura de belos jardins existente no Japão e um diálogo permanente entre culturas que se estimam mutuamente.
A cerimônia, que aconteceu no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, encerrou com a apresentação da Orquestra Chapéu Mangueira, que faz parte do Projeto Ação Social pela Música do Brasil. Na sequencia, o Princípe, a Princesa, Presidente do JBRJ, comitiva japonesa e dirigentes da instituição deslocaram-se em carrinhos elétricos para o Jardim Japonês, para o descerramento da placa de reinauguração.
No domingo, 8/11, o Príncipe e a Princesa Akishino do Japão passaram cerca de duas horas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O Príncipe, que é biólogo, demonstrou especial interesse pela Euryale ferox, planta aquática parente da Vitória-régia e a Barriguda (Cavallinesia arborea), parente brasileira do Baobá africano.
Na visita à Sumaúma o Príncipe e a Princesa posaram para as fotos, demonstrando encantamento pela riqueza da coleção viva e exuberância do Jardim.
Confira as fotos:
dia 7/11
dia 8/11
Assista vídeos nos links abaixo:
Apresentação da Orquestra Chapéu Mangueira
Apresentação da Orquestra Chapéu Mangueira
Discurso da presidente do JBRJ, Samyra Crespo
Descerramento da placa em comemoração aos 120 anos da amizade Brasil-Japão