Geral
Com sala cheia, espetáculo Valentim Mestre estreia no Jardim
Cultura e diversão garantidas em um espetáculo de teatro para toda a família
Desde março, o Museu do Meio Ambiente está restaurando as peças de Mestre Valentim que integram o acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A recuperação está chegando ao fim, mas a programação que visa ao resgate da memória deste artista brasileiro do século XVIII, continua.
Neste sábado, 3/11, o Museu do Meio Ambiente estreou a peça Valentim Mestre no Ateliê de Restauração e foi aplaudido de pé pela sala cheia. O espetáculo de teatro, destinado a públicos de todas as idades, conta a história de um dos mais emblemáticos artistas do Brasil Colônia.
"VALENTIM MESTRE é mais do que uma viagem de volta no tempo. É a possibilidade concreta do registro de nossas raízes históricas, através do humor irreverente, da farsa, da poesia, da música, e de todas as cores que permitem colorir a poeira do tempo, depositada sobre pessoas e lugares que formam nossa identidade cultural", disse Claudio Garcia, diretor da peça
Com trilha sonora inédita, o espetáculo é executado pelos atores Diego Marques, Guilherme Mariz, Lígia Dechen, Claudio Garcia, Vinicios Damasceno. que se revezam nos instrumentos, tocando, cantado e encantando.
Espalhadas pelo Rio de Janeiro, as obras de Mestre Valentim comp õem a paisagem da cidade há mais de dois séculos. Apesar de ser um dos mais importantes artistas brasileiros, possível de ser igualado em importância a Aleijadinho, muitos moradores não conseguem identificar sua autoria em obras tão emblemáticas do cenário carioca.
Quem foi Mestre Valentim? Qual o seu legado e seu papel na modernização da cidade, que em sua época era elevada à capital do Brasil Colônia? Filho de um português e de uma escrava negra, Valentim é um personagem representativo das diferentes expressões artísticas do século XVIII, dominadas pela mulatice. Como, a um artista com este perfil, foi permitida em um sociedade escravocrata projetar o primeiro jardim aberto à visitação do país, o Passeio Público?
A vida do Mestre é marcada por lacunas. Sua história é desvendada e relida na peça realizada pela Companhia Chronos de Teatro e adaptada para o Jardim Botânico do RJ, local que hoje abriga as primeiras esculturas fundidas em metal no país, obras deste mestre do barroco brasileiro.
De 24 de outubro à 8 de novembro, aos sábados e domingos, às 11h.
Senhas serão distribuídas na entrada do Galpão Mestre Valentim a partir das 10h30.
SINOPSE
Valentim apresenta algumas de suas obras ao vice-rei Dom Luís, que fica impressionado e lhe encomenda a construção de um jardim público. A bela Perpétua, dona de uma casa de refeições na capital, conquista a todos com seus temperos mineiros e começa a se encantar pelos flertes de Dom Luís. Mas o chafariz dos crocodilos, de Valentim, acaba por revelar uma história que fere o coração de mineira. Perpétua só consegue voltar a sorrir com a chegada de Joaquim, por quem logo se apaixona. Valentim então apresenta seu projeto do chafariz das Marrecas, com as belas estátuas de Ninfa Eco e do Caçador Narciso, figuras da mitologia grega que são vítimas de um amor impossível, mas que a partir da ideia de Valentim podem estar lado-a-lado.