Geral
Ecologia em debate no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico
Padre Josafá Carlos de Siqueira, biólogo e reitor da PUC-Rio, apresentou nesta terça-feira, 26 de agosto, os aspectos principais da Encíclica Laudato Sí. Publicada pelo Papa Francisco em junho deste ano, o documento é o primeiro na história da igreja católica com enfoque ecológico.
Segundo padre Josafá, a Encíclica tem como objetivo atender a um apelo universal, promovendo a reflexão e buscando o diálogo para elaboracão de soluções para questões como mudanças climáticas, desigualdades sociais, refugiados ecológicos, escassez de recursos naturais e danos à biodiversidade.
Em um tom bastante crítico, Papa Francisco menciona o modelo econômico globalizado e a falta de decisão política das Cúpulas Mundiais sobre o meio ambiente, marcadas por declarações extensas, porém pouco eficazes, como algumas das causas da atual crise ecológica. No documento, o Papa afirma ainda que as ações governamentais ainda são muito tímidas.
Segundo padre Josafá, a Encíclica Laudato Sí faz um apelo à humanidade por mudanças imediatas de comportamento e paradigmas, evocando um novo estilo de vida ambiental e socialmente mais responsável.
Na Carta, Papa Francisco também faz elogios à comunidade científica, ambientalistas, pesquisadores e a todos que, de alguma maneira, têm gerado soluções concretas para a crise ambiental.
Padre Josafá destacou ainda o compromisso do documento em traçar linhas de ação e orientação, no sentido de garantir recursos básicos para gerações futuras. Já não se pode falar de desenvolvimento sustentável sem uma solidariedade intergeracional, conclui Papa Francisco.
E foi com uma reflexão da Encíclica que o pároco e biólogo encerrou o evento, convidando os presentes a cultivar e guardar o jardim do mundo.
Padre Josafá/ foto: Marcos Gonzalez