Geral
Jardim Sensorial de portas abertas
Um lugar do Jardim Botânico onde o público é convidado a um contato mais próximo com as plantas, o Jardim Sensorial reabriu à visitação na quinta-feira, 30 de julho. O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Orquídeas, pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta e muitos outros podem ser tocados e, am alguns casos, até mesmo provados pelos visitantes.
Por suas características, o Jardim Sensorial é o local perfeito para um projeto de educação socioambiental inclusiva. Assim, com o patrocínio do Instituto Masan, ele ganhou uma equipe de oito monitores preparada para receber visitantes com necessidades especiais, principalmente os cegos e deficientes visuais. Mais do que isso, a equipe desenvolve atividades pedagógicas para familiarizar as pessoas que veem com o universo das que não podem ver. Estima-se que existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa.
Dos monitores, três são cegos e um tem baixa visão. Eles foram selecionados em uma parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), que também dá treinamento sobre como atender pessoas com esse tipo de deficiência à equipe do Jardim Botânico envolvida com o Jardim Sensorial. Além disso, uma técnica educacional foi contratada para preparar as atividades pedagógicas do projeto.
Uma das principais atividades é a visita guiada com olhos vendados. Também serão realizadas, no auditório da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), palestras sobre como acolher pessoas com deficiência, sobre Braile, Libras (Lingua Brasileira de Sinais) e temas relacionados. Estão previstas ainda atividades específicas para grupos escolares.
Abertura
O Jardim Sensorial de portas abertas é um projeto coordenado pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É também a primeira grande ação patrocinada pelo Instituto Masan, que está investindo na manutenção e conservação do espaço. O Instituto foi lançado no dia 30 de julho, às 10h30, com um evento na Escola Nacional de Botânica Tropical (Solar da Imperatriz). Logo em seguida, às 12h, aconteceu a inauguração do projeto no Jardim Sensorial.
Funcionamento do Jardim Sensorial
Segunda-feira, das 13h30 às 16h30.
De terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Agendamento de grupos (até 10 pessoas) e visita escolar: (21) 3204-2886
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.