Geral
Jardim Botânico do Rio de Janeiro muda seu acesso principal
O acesso pela rua Jardim Botânico, 920, onde ficam as Torres Rosas, está desativado temporariamente para realização de obras de restauro.
A partir de 23 de julho, a entrada que fica na Rua Jardim Botânico, 920, estará fechada para obras de restauro, assim, a maior parte da visitação ao Jardim Botânico do Rio se dará pela entrada que fica na mesma rua, número 1008, onde ficava o antigo estacionamento. Já o acesso que fica na rua Pacheco Leão, 101, continua funcionando normalmente, para atender principalmente aos moradores do bairro e a quem chega nos ônibus do Metrô.
Direcionar o fluxo maior de visitantes para o acesso de nº 1008 vai proporcionar aos visitantes, durante o período de fechamento do Portão das Torres Rosas, um melhor atendimento. É nesta entrada que se localiza o Centro de Visitantes, com os guias e os carrinhos elétricos. Ali também está o chamado Corredor Cultural do Jardim, do qual fazem parte, além do Centro, o Museu do Meio Ambiente, a Biblioteca Barbosa Rodrigues, o Ateliê de Mestre Valentim, o Espaço Tom Jobim, o bistrô La Bicyclette e a Associação de Amigos (AAJB).
O Centro de Visitantes é o lugar de acolhimento das pessoas que chegam ao Jardim Botânico. Ali elas são atendidas pela equipe de guias e têm à disposição todas as informações para aproveitar ao máximo o seu passeio, por meio de mapas e de uma exposição permanente que apresenta o Jardim. Além disso, todos os roteiros de visitação partem desse local.
O acesso pelo nº 1008 também facilitará o embarque e o desembarque dos visitantes, pois possui um recuo na entrada para garantir a segurança dos pedestres e contará com agentes de portaria para orientar os passageiros.
Para atender a um maior número de visitantes, a bilheteria do acesso 1008 terá sua equipe ampliada e passará a contar com papa-filas. Eles organizarão o fluxo, de forma que os visitantes não pagantes em sua maior parte maiores de 60 anos não precisem entrar na fila para pegar o ticket de gratuidade.