Geral
II Colóquio sobre Mobilidade e Acessibilidade acontece no Jardim Botânico do RJ
O II Colóquio sobre Mobilidade e Acessibilidade que aconteceu na sexta-feira, 17 de julho, no Museu do Meio Ambiente, apresentou propostas que foram debatidas por dirigentes do JBRJ, convidados, especialidades do tema dos governos municipal e estadual, universidades, organizações da sociedade civil, associações profissionais, designers e arquitetos.
Adaptação de banheiros para deficientes visuais, cadeirantes ou com mobilidade reduzida, aumento do número de bicicletários, criação de mapas táteis, estímulo ao uso de transportes alternativos e públicos, melhoria do acesso aos pedestres e integração de diferentes modais, além da promoção da inclusão e do acesso universal na área do Jardim foram algumas ideias discutidas durante o encontro. Na ocasião, também foi colocada a importância de que alguns projetos sejam pensados com a interação do poder público.
Com público que já chega a quase 1 milhão de visitações ao ano, o Jardim Botânico iniciou o Programa de Mobilidade e Acessibilidade com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade não apenas dentro de seu perímetro, mas também considerando os impactos, para o bairro e a região metropolitana do Rio de Janeiro, do deslocamento do grande número de visitantes.
A empresa de consultoria KPMG e a equipe de funcionários dos JBRJ envolvida no projeto apresentaram as propostas de ações a serem implementadas. Entre elas estão medidas para estimular o uso de transportes alternativos e públicos, melhorar o acesso aos pedestres e integrar diferentes modais, além de promover a inclusão e o acesso universal na área do Jardim.
A abertura do Caminho da Mata Atlântica para acesso de pessoas com mobilidade reduzida, inclusive cadeirantes, que aconteceu no mesmo dia do Colóquio, e a retomada do programa de monitoria para deficientes visuais no Jardim Sensorial, a partir de 30 de julho, são iniciativas que já fazem parte da implementação do Programa de Mobilidade e Acessibilidade do JBRJ.
Samyra Crespo, presidente do JBRJ, abre II Colóquio sobre Mobilidade e Acessibilidade
Apresentação da empresa de Consultoria KPMG