Geral
Museu do Meio Ambiente realiza mais um Seminário em comemoração aos 450 anos da Cidade.
O Seminário, O Jardim e a crônica da cidade em debate, dá continuidade ao ciclo O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade e foi apresentado pelas pesquisadoras Isabel Lustosa (FCRB) e Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-Rio).
Um amplo painel traçando a relação entre os jardins, as cidades e seus reflexos nos cidadãos desde a idade média até os dias de hoje foi exibido por Maria Alice Rezende.
Maria Alice destacou o fato de os jardins, muitas vezes, serem vistos e pensados como um espaço de encontro, de convívio coletivo, um lugar de cultivo da alma para o nascimento da poesia e da filosofia, mas que tal concepção ainda provoca diversas discussões sobre seus usos dentro de uma cidade que precisa saber o que deseja ser.
A obra Tentação de Adolfo Caminha, escritor naturalista do séc. XIX, foi apresentada pela pesquisadora Isabel Lustosa.
O escritor cearense, que viveu e se tornou reconhecido quando viveu no Rio de Janeiro, retrata no romance Tentação a relação entre a burguesia do final do Império no Rio de Janeiro e o Jardim Botânico.
Em sua exposição, Isabel Lustosa, ressalta os padrões desta cidade imperial descrita no romance de Adolfo Caminha. O escritor descreve seus personagens em um domingo de piquenique no Jardim como se fosse o Bois de Bolougne francês, suas tramas e a relação com este espaço de lazer da sociedade carioca.
Maria Alice Rezende é doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ e mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas e Isabel Lustosa, bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ e doutora em Ciência Política pelo IUPERJ.