Geral
Jardim completa 207 anos
No dia 13 de junho, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemorou 207 anos. A festa foi grande repleta de atividades especiais. Confira as fotos do evento!
Trilha Histórica com personagens de época
Atores caracterizados como D. João, fundador do Jardim Botânico, e sua mulher, Carlota Joaquina, foram os guias de um passeio pelos pontos históricos mais importantes do Jardim, entre eles as ruínas da antiga Fábrica de Pólvora e o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões.
Ateliê Mestre Valentim
O Ateliê de Restauração do Mestre Valentim abriu as portas para que os visitantes conheçam de perto o processo empregado para garantir que as obras de um dos maiores artistas do Brasil Colônia conservem sua autenticidade. A restauração dessas esculturas de grande valor cultural está alinhada a um projeto de valorização do patrimônio do Jardim Botânico e às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro.
Complexo do Cactário
Reabertura de uma das áreas mais visitadas do Jardim, o Cactário. O espaço ganhou novos canteiros e coleções. A área, que já contava com 2 mil m2, dobrou de tamanho. A abertura contou com apresentação do coral Canto do Rio interpretando canções da MPB.
Parabéns para o Jardim
- Os personagens D. João e Carlota Joaquina puxaram o coro de parabéns pelos 207 anos do Jardim Botânico, com direito a bolo no parquinho infantil
Visita guiada ao Solar da Imperatriz
O público visitou a construção colonial e seus jardins internos projetados por Burle Marx. A arquiteta Dalila Tiago contou curiosidades sobre a história do Solar e mostrou alguns aspectos da reforma do prédio onde hoje funciona a Escola Nacional de Botânica Tropical.
Roteiro Botânico
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acompanhado por quem mais entende dela. O pesquisador Marcus Nadruz levou os visitantes pela trilha de duas famílias de plantas nativas dos trópicos, as mais cultivadas no Brasil pela atratividade de suas flores Araceae e Heliconiaceae.
Montanhas da Amazônia
Para encerrar em grande estilo, o Jardim Botânico lançou o DVD "Montanhas da Amazônia: em busca da flora desconhecida". A aventura e o desafio de uma equipe de pesquisadores do Jardim Botânico em expedição a alguns dos locais mais remotos do Brasil, as montanhas amazônicas, foram registrados nesse documentário com fotografia e direção de Ricardo Azoury.