Geral
13 de junho - Parabéns para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro!
Neste sábado, dia 13 de junho, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 207 anos com uma programação muito especial para os visitantes. Confira abaixo e venha comemorar conosco!
Trilha Histórica com personagens de época Para abrir a programação, às 9h, atores caracterizados como D. João, fundador do Jardim Botânico, e sua mulher, Carlota Joaquina, são os guias de um passeio pelos pontos históricos mais importantes do Jardim, entre eles as ruínas da antiga Fábrica de Pólvora e o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões. Quem quiser participar deve se inscrever no Centro de Visitantes, de onde vai sair a Trilha, que também será oferecida às 15h e às 16h, e no domingo em vários horários.
Ateliê Mestre Valentim Mestre Valentim foi um dos principais artistas do século XVIII no Brasil. Desde o início do século passado, quatro esculturas suas fazem parte do acervo do Jardim Botânico: a ninfa Eco, o caçador Narciso e as duas Aves Pernaltas. Neste sábado, o Ateliê de Restauração do Mestre Valentim abre as portas para que os visitantes conheçam de perto o processo empregado para garantir que essas obras conservem sua autenticidade. A restauração dessas esculturas de grande valor cultural está alinhada a um projeto de valorização do patrimônio do Jardim Botânico e às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Abertura às 11h, no Galpão.
Entrada gratuita para o Ateliê.
Complexo do Cactário Uma das áreas mais visitadas do Jardim, o Cactário ganha novos canteiros e coleções. A área, que já contava com 2 mil m2, dobrou de tamanho. Os visitantes conhecerão cactos e suculentas das mais variadas formas, dimensões e cores, de diferentes regiões e países, alguns ameaçados de extinção. A abertura acontece às 10h, com apresentação do coral Canto do Rio interpretando canções da MPB.
Parabéns para o Jardim - Os personagens D. João e Carlota Joaquina vão puxar o coro de parabéns pelos 207 anos do Jardim Botânico, com direito a bolo. Às 12h30, no Parque Infantil.
Visita guiada ao Solar da Imperatriz O público poderá visitar a construção colonial e seus jardins internos projetados por Burle Marx. A arquiteta Dalila Tiago contará curiosidades sobre a história do Solar e mostrará alguns aspectos da reforma do prédio onde hoje funciona a Escola Nacional de Botânica Tropical. A visita será das 14h às 16h. Vagas limitadas para ônibus especial que leva ao Solar (15 vagas), com inscrições no Centro de Visitantes. Quem preferir pode ir de carro. Entrada gratuita.
Roteiro Botânico - Uma oportunidade para conhecer a flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acompanhado por quem mais entende dela. Às 14h, o pesquisador Marcus Nadruz leva os visitantes pela trilha de duas famílias de plantas nativas dos trópicos, as mais cultivadas no Brasil pela atratividade de suas flores Araceae e Heliconiaceae. Para participar, é preciso fazer inscrição no Centro de Visitantes ou pelo telefone: (21) 3874-1808. Vagas para até 20 pessoas.
Montanhas da Amazônia Para encerrar em grande estilo, o Jardim Botânico lança o DVD "Montanhas da Amazônia: em busca da flora desconhecida", às 17h no Museu do Meio Ambiente. A aventura e o desafio de uma equipe de pesquisadores do Jardim Botânico em expedição a alguns dos locais mais remotos do Brasil, as montanhas amazônicas, foram registrados nesse documentário com fotografia e direção de Ricardo Azoury. No evento, haverá a distribuição de 100 DVDs ao público, que poderá conversar com os pesquisadores após a exibição do filme. O documentário tem duração de 25 minutos. Entrada gratuita.
Aniversário de 207 Anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Dia 13 de junho, a partir das 9h.
Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro
Ingressos a R$ 9,00. Gratuidade para crianças até 7 anos e adultos maiores de 60 (moradores de países do Mercosul).
O Jardim Botânico não tem estacionamento.