Geral
Unidos pela Responsabilidade Socioambiental no JBRJ
O Conselho do Programa de Responsabilidade Socioambiental do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi empossado pela presidente da instituição, Samyra Crespo, em cerimônia na terça-feira, 26 de maio de 2015, na Escola Nacional de Botânica Tropical.
Ações de Responsabilidade Socioambiental fazem parte da história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde os tempos do Império. Em 1989, foi criado o Centro de Responsabilidade Socioambiental, que passou a promover e coordenar os projetos nessa área. Agora, esse trabalho ganha um impulso ainda maior com a formação do Conselho voltado especificamente a norteá-lo e consolidá-lo.
São 16 conselheiros, entre autoridades, empresários e especialistas, pertencentes a segmentos diversos, com reconhecida experiência em seus setores de atuação e capazes de proporcionar novas perspectivas para o atendimento a adolescentes e jovens de comunidades em situação de risco, por meio das ações de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ. Eles contarão com o apoio de um Grupo Temático que tratará da elaboração de ferramentas, publicações, referências técnicas e desenvolvimento de oficinas, dentre outras ações.
O Conselho do Programa de Responsabilidade Social do JBRJ é formado por:
-
Adriana Pinto - Diretora-executiva da Masan Serviços Especializados Ltda. e presidente do Instituto Masan.
-
Ana Batista - Chefe de Gabinete do JBRJ.
-
Anamaria Giglio Ratton - Diretora da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB).
-
Carlos Araújo - Gerente de Relações Institucionais da Rede Globo.
-
Clarisse Sette Troisgros - Gestora do abrigo Lar Luz e Amor e diretora administrativa da ONG MHUD - Movimento Humanos Direitos.
-
Estela Dreux Mariani - Diretora da Associação de Moradores Alto-Jardim Botânico e acionista do grupo BBM.
-
Eva Monteiro de Carvalho - Sócia do Grupo MD, de capacitação de equipes para a indústria da hospitalidade e desenvolvimento de soluções de educação corporativa.
-
Fabio Rubio Scarano - Vice-presidente senior para as Américas da ONG Conservation International (CI).
-
João Carlos da Silva - Coordenador do Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ.
-
José Gomes Temporão - Diretor Executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), órgão do Conselho de Saúde Sul-Americano da Unasul. Ex - ministro da Saúde (2007-2010)
-
Luiz Gustavo Grandinetti C. Carvalho - Desembargador aposentado do TJRJ, preside a Comissão Acadêmica da Escola da Magistratura.
-
Marcelo José Vianna Torres - Empresário fundador e proprietário do Grupo Bestfork de restaurantes.
-
Neusa Tamaio - Diretora da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ).
-
Paulo Brito Bezerra de Mello Jr. - Sócio da Aktro do Brasil, empresa de consultoria de estruturação financeira de projetos. Integra o Conselho de Administração do Grupo ISA/ASAMAR.
-
Samyra Crespo - Presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro .
-
Sérgio Maciel - Diretor de Relações Institucionais da Rede Record.
O Grupo Temático de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ é formado por:
-
Gilberto Diamante - Sócio diretor da Diamante Stones, empresa que representa a Marmi Bruno Zanet no Brasil e EUA.
-
Hamilton Prisco Paraiso Junior - Advogado, sócio proprietário da empresa Prisco Paraíso Advogados, no Rio de Janeiro.
-
Liliane Penello - Coordenadora Técnica da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis EBBS (Ministério da Saúde e Instituto Fernandes Figueira IFF/Fiocruz).
-
Mariana Mendes Bumachar - Médica anestesiologista do Instituto Fernandes Figueira - IFF/Fiocruz e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad.
-
Nancy Regina Mathias Rabelo - Professora da pós-graduação em Relações Étnico-Raciais, do Curso Técnico em Guia de Turismo Regional e da Educação Artística do CEFET-RJ, onde integra o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais Napne.
-
Paula Baggio Barreto - Diretora executiva do Instituto Marquês de Salamanca e coordenadora executiva da Fundação São Joaquim.
-
Sandro Monteiro de Sousa - Coordenador de Sustentabilidade do Instituto Masan.
-
Sueli Tavares da Encarnação - Gerente executiva da Fundação Flora de Apoio à Botânica.
-
Verônica Monte de Oliveira - Psicóloga do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Fotos: Ester Santos