Geral
Palestra resgata trabalho de naturalistas vienenses no Rio de Janeiro
O pesquisador doutor Rubens Luiz Gayoso Coelho (Herbário ESA/ESALQ/USP) apresentará, na próxima quinta-feira, 21 de maio, os resultados obtidos durante a implantação do projeto do Herbário Virtual Reflora no Herbário W, do Museu de História Natural de Viena (Naturistorisches Museum Wien).
Na introdução, o palestrante abordará a história do Herbário W, bem como algumas curiosidades encontradas ao longo da primeira fase do projeto, especialmente no que se refere às coletas dos botânicos vienenses Pohl e Schott, que mantiveram maior proximidade ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O pesquisador falará também sobre o fluxo de trabalho para a obtenção das imagens, as dificuldades, os avanços e as projeções para o futuro do desenvolvimento do projeto na instituição.
A primeira etapa do projeto Herbário Virtual - Reflora, de repatriação de imagens de espécimes da flora brasileira, relativa às amostras depositadas no Herbário W, foi realizada entre novembro de 2014 e abril de 2015. Entre outras instituições internacionais que participam do Reflora estão o Royal Botanic Gardens de Kew (Londres) e o Museu Nacional de História Natural de Paris.
A palestra faz parte dos Seminários de Pesquisa da Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT, e terá lugar no Auditório Graziela Maciel Barroso, às 10h. O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto, Rio de Janeiro. Entrada gratuita.