Geral
Orquídeas no Jardim homenageia 450 anos do Rio
A exposição Orquídeas no Jardim celebra os 450 anos da Cidade. Nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio, o público vai apreciar, entre cerca de cinco mil flores, a que é conhecida como a mais carioca das orquídeas a
Laelia lobata
e outras nativas do Rio de Janeiro. Das cerca de 185 espécies de orquídeas descritas na Mata Atlântica, bioma que abrange o Rio, a maioria cresce acima de 300 metros de altitude. As espécies que existiam ao nível do mar praticamente desapareceram com a expansão da cidade.
A
Laelia lobata
cresce apenas na Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Pão de Açúcar e na Pedra de Itaipu em Niterói. Ela é, portanto, uma espécie bastante vulnerável e só não foi extinta porque estar em locais de difícil acesso.
A beleza da cidade também inspirou o nome de vários híbridos como
Cattleya Corcovado
,
C. Cantagalo
,
C. Lagoa
,
C. Pão de Açúcar
e
C. Pedra da Gavea
, entre outros. Hoje muitas orquídeas provenientes de cultivo estão enfeitando árvores da zona sul do Rio, mas o maior tesouro são as muitas espécies nativas da cidade que ainda sobrevivem em unidades de conservação como Parque Nacional da Floresta da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Natural Municipal da Prainha.
Além da beleza das flores, o evento apresenta também uma variada programação, com venda de plantas nos três dias de evento, palestras, oficinas e cursos, com destaque para a oficina de Ilustração Botânica.
Acesso facilitado
Este ano, como é de tradição, a
exposição
de Orquídeas Premiadas acontece no Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Porém, a
feira de orquídeas
que acompanha a exposição acontecerá do lado de fora do Arboreto, no acesso da Rua Jardim Botânico, 1008, ocupando a área do antigo estacionamento. Por isso, o melhor roteiro é visitar a exposição e deixar para fazer as compras na saída, observado que não é permitida a entrada no Jardim com as plantas.
Já as palestras, oficinas e cursos terão lugar na sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB, também com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008, na casa 6 (próxima ao bistrô La Bicyclette).
Orquídeas no Jardim
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dias 1, 2 e 3 de maio de 2015, das 8h às 17h.
Rua Jardim Botânico, 1008.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro não oferece serviço de estacionamento.
Atenção: em 30 de abril, o Orquidário estará fechado para a montagem da exposição. Nos dias 1, 2 e 3 de maio não haverá visita guiada de carro elétrico pela Trilha Histórica. Dois carros de prioridade sairão excepcionalmente de 15 em 15 minutos levando os visitantes do Centro de Visitantes ao Orquidário e do Orquidário ao Centro de Visitantes.
Veja abaixo a programação: