Geral
Seminário no Museu do Meio Ambiente debate as noções de desastre ambiental e natural
Embora o último verão tenha sido escasso em chuvas para os cariocas, o fato é que tempestades fazem parte do cotidiano do Rio de Janeiro. Temidas ou mesmo celebradas, como na música Cidade Lagoa de Moreira da Silva, as chuvas que ocasionam desastres urbanos podem ser analisadas como chaves para entender as relações entre natureza, cidade e Estado. É isso que propõem os convidados para o próximo seminário do ciclo "O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade", em 8 de abril, às 9h30.
A partir da questão das chuvas, Lise Fernanda Sedrez (UFRJ) e Gustavo Martinelli (JBRJ) debaterão as noções de desastre ambiental e desastre natural, como elas permanecem e se atualizam no imaginário dos habitantes da cidade e, mais do que isso, como têm sido usadas, na maioria das vezes, sem a contextualização necessária.
Lise Sedrez é doutora em História da América Latina pela Stanford University (2005) e editora da TOPOI, revista de História do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Martinelli tem doutorado pela Faculty of Sciences - University of St.Andrews, no Reino Unido (1994) e coordena o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade
"A cidade: desastre ambiental ou natural?" - dia 8 de abril, das 9h30 às 12h30
Museu do Meio Ambiente - Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita.