Geral
JBRJ e Marinha assinam acordo de cooperação técnica
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Marinha do Brasil assinaram, em 21 de setembro, um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do Projeto de Alfabetização Científica e Responsabilidade Socioambiental na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG).
O objetivo da parceria é promover ações de aprendizagem, produção e disseminação de conhecimentos e educação para a sociedade. Isso vem ao encontro da missão do JBRJ de difundir o conhecimento científico produzido na instituição com vistas à conservação e valoração da biodiversidade, bem como de promover a integração entre ciência, educação, cultura e natureza.
Na cerimônia de assinatura, a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro destacou que "o projeto é uma oportunidade para o Jardim Botânico compartilhar o conhecimento e a expertise adquiridos em mais de 30 anos de atuação de seu Centro de Responsabilidade Socioambiental, o CRS".
Jovens lotados na BFNIG participarão do Curso de Técnicas de Arborização e Jardinagem, ministrado pelo CRS. O Centro atualmente é uma coordenação da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), e já atendeu e capacitou cerca de 4.200 adolescentes e jovens em situação de risco social e econômico, no escopo do Programa Educação e Trabalho.
A parceria com a Marinha é fruto do Programa Ações para a Sociedade, que o CRS vem desenvolvendo nos últimos anos. Entre as ações previstas estão também o reflorestamento de áreas do Campo de Instrução da Ilha do Governador, bem como de taludes e encostas, para reduzir o risco de deslizamentos, a criação de um viveiro de mudas da Mata Atlântica e a implantação de um sistema de compostagem.
O Comandante da BFNIG, Capitão de Mar e Guerra Luiggi Campany de Oliveira, ressaltou a importância da parceria "que agrega valores ao trabalho da Base Naval na área socioambiental".
Depois da cerimônia, Ana Lúcia Santoro, o Comandante da Divisão Anfíbia, Contra-Almirante Ricardo Henrique Santos do Pilar, e o Comandante Luiggy Campany plantaram uma muda de Ipê e outra de Pau-Brasil e inauguraram o caminho socioambiental do BFNIG.
Foto da home: Gustavo Lacombe