Geral
Relatório de Conservação de Plantas da CDB destaca ações do JBRJ
Projetos coordenados pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro estão no Plant Conservation Report 2020, publicado pela Convenção sobre Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity) CDB, em 11/9.
O Relatório faz uma revisão do progresso da Estratégia Global para Conservação de Plantas 2011-2020 (Global Strategy for Plant Conservation - GSPC), que estabelece 16 metas a serem alcançadas pelos países signatários da CDB.
No que se refere à Meta 1 Construção e publicação de uma flora online de todas as plantas conhecidas, o Brasil ganha grande destaque no Relatório com a Flora do Brasil Online 2020, sediada e coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O projeto que, no momento da elaboração do documento, contava com 770 taxonomistas brasileiros e estrangeiros de 203 instituições (atualmente são 950 taxonomistas de 223 instituições), é a maior rede de pesquisa sobre biodiversidade no país e contribui também com o projeto internacional Flora do Mundo Online (World Flora Online - WFO).
Na Meta 2, que diz respeito à avaliação do estado de conservação de todas as plantas conhecidas, para orientar as ações de conservação, o JBRJ se faz presente com a publicação, em 2013, do Livro Vermelho da Flora do Brasil, pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ), considerado no Relatório como uma contribuição significativa ao alcance da meta global. Também tem destaque a parceria com dois outros países megadiversos, a África do Sul e a Colômbia, no compartilhamento de experiências para acelerar o trabalho de avaliação do estado de conservação das espécies.
Além disso, o documento cita a análise realizada pelo tecnologista do JBRJ Eduardo Couto Dalcin e Wyse Jackson, em 2018, que identificou e mapeou instituições, ações e papéis relacionados a cada uma das metas da GSPC no Brasil. O Relatório afirma que a abordagem visual utilizada por Dalcin e Jackson pode ser útil também para que outros países identifiquem "lacunas, oportunidades, novas ações e áreas onde as conexões podem ser ampliadas", de forma que as metas da GSPC sejam plenamente alcançadas.
Em agosto de 2020, a CDB publicou também o Panorama da Biodiversidade Global (Global Biodiversity Outlook 5), com os resultados alcançados até agora em relação às Metas de Aichi. O GBO5 apresenta ainda as tendências e os dados mais recentes sobre a biodiversidade no planeta para guiar a implementação da Convenção nos próximos anos.
Acesse o Plant Conservation Report 2020.
Acesse o Global Biodiversity Outlook 5.