Geral
Lista da FLONA-CS passa a integrar Catálogo de Plantas das UCs do Brasil
A Floresta Nacional Contendas do Sincorá (FLONA-CS) é a primeira Unidade de Conservação (UC) da Caatinga a inserir sua lista de plantas no
Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil
, que já disponibiliza esses dados de UCs da Mata Atlântica e Amazônia.
A
lista da FLONA-CS
conta com 283 espécies de plantas vasculares (licófitas, samambaias e angiospermas), além de um
banco de imagens
com 111 fotos de campo. Ela é resultado de um trabalho iniciado em 2011 pelo pesquisador Lucas C. Marinho, então estudante de Ciências Biológicas e bolsista de iniciação científica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Em um ano, Lucas coletou mais de 400 amostras férteis na UC, que foram identificadas por ele e o professor Avaldo Soares Filho.
Lucas Marinho coletando na Flona-CS | Foto: Michele Corrêa
Localizada no centro-sul da Bahia, em uma região conhecida como Depressão Sertaneja, a FLONA-CS tem clima semiárido com grande amplitude térmica, apresentando luz solar intensa durante o dia e noites frias. As chuvas são irregulares e a precipitação média anual é de cerca de 600 mm. Existem na UC dois córregos de leitos temporários, Garapa e Goiabera, que servem como trilhas para os pesquisadores dentro da mata seca.
Novas expedições e coletas, principalmente de cactos, foram realizadas no local, entre 2014 e 2017, por Camila Vitório e Mônica Peixoto, então mestrandas sob a orientação da professora Lidyanne Aona, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas.
Segundo Lucas Marinho, o principal achado das expedições foi a nova espécie arbórea
Alseis sertaneja
L.Marinho & J.G.Jardim (Rubiaceae), publicada em 2016 em colaboração com o professor Jomar Jardim, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Essa espécie ocorre apenas na região centro-sul da Bahia e extremo norte de Minas Gerais e foram necessárias diversas expedições para obter o material completo, uma vez que a espécie mantem-se sem folhas por boa parte do ano.
Alseis sertaneja | Foto: Lucas Marinho
"Embora tenham sido muitos anos de coletas e expedições, algumas espécies foram coletadas uma única vez, não por coincidência, no período de chuvas, a exemplo de
Hydrolea spinosa
L. (Hydroleaceae) e
Limnobium laevigatum
(Humb. & Bonpl. ex Willd.) Heine (Hydrocharitaceae), ambas em associação com lagoas temporárias. Isso aponta para a importância dos trabalhos de coleta periódica em regiões com ciclos irregulares de chuva", explica o pesquisador.
Os espécimes coletados nas expedições foram depositados nos herbários HUESBVC e HUEFS, que, juntamente com a coleção do herbário HUESB campus de Jequié e HURB Herbário da UFRB campus de Cruz das Almas, tornaram-se as fontes para a elaboração da lista.
Além da Alseis sertaneja, a FLONA-CS abriga um número considerável de espécies recentemente descritas, como a
Anemia rosulata
Mickel (Anemiaceae) e a
Ipomoea ana-mariae
L.V.Vasconcelos & Sim.-Bianch. (Convolvulaceae), ambas descritas em 2016, e
Manihot elongata
P.Carvalho & M.Martins (Euphorbiaceae), descrita em 2018. Na FLONA-CS também se encontram algumas espécies raras, como a
Tabebuia reticulata
A.H.Gentry (Bignoniaceae), a
Holoregmia viscida
Nees (Martyniaceae) e a
Espostoopsis dybowskii
(Rol.-Goss.) Buxb. (Cactaceae), esta última considerada ameaçada de extinção.
Floresta Nacional Contendas do Sincorá (FLONA-CS) | Foto: Lucas Marinho
A inclusão do checklist das espécies de plantas vasculares da FLONA Contendas do Sincorá no Catálogo, a primeira de uma UC na Caatinga, é mais um passo importante para o reconhecimento e valorização do semiárido. Pesquisas recentes têm demonstrado a grande diversidade das florestas secas do Nordeste do Brasil e, ao mesmo tempo, apontado o baixo número de UCs que assegurem a permanência dessas florestas. O trabalho na FLONA-CS não terminou, certamente há novas coletas e descobertas a serem feitas, conclui Marinho.
O Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil, sediado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é uma plataforma que visa reunir as listas de espécies de plantas de todas as UCs do país, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a biodiversidade em áreas protegidas.
Acesse a Lista de Plantas da FLONA-CS .
Acesse o
Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil.
Foto da home: Nascer do Sol visto da sede da FLONA-CS | Lucas Marinho.