Geral
Jardim Botânico reaberto à visitação
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabriu à visitação nesta quinta-feira, 9 de julho, depois de quase quatro meses fechado. Os primeiros visitantes começaram a chegar logo depois das 8h, e foram 244 agendamentos no primeiro dia. Eles encontraram as equipes preparadas, com seus equipamentos de proteção (EPIs), sinalização com as informações necessárias e, em pontos chave, tótens de álcool gel para higienização das mãos.
A primeira visitante foi a guia de turismo Rafaela, que expressou sua satisfação de poder voltar ao Jardim Botânico | Foto: Alexandre Machado
À tarde, a presidente Ana Lúcia Santoro recebeu autoridades para a cerimônia de reabertura. Após uma breve caminhada pela nova Trilha da Mata Atlântica, guiada pelo coordenador de Coleções Vivas, pesquisador Marcus Nadruz, Ana Lúcia plantou uma muda de
Eriotheca macrophylla
(K.Schum.) A.Robyns, cujo nome popular é algodãozinho, uma planta endêmica do Brasil que ocorre na Região Sudeste e nos estados da Bahia, Paraíba e Pernambuco. A presidente foi acompanhada no plantio pela secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Camila Souza, e pelo presidente do ICMBio, Homero Cerqueira. Em seguida, o grupo fez uma visita à Casa Amarela, que volta a sediar a Presidência do JBRJ.
Ana Lúcia Santoro, Camila Souza e Homero Cerqueira plantam o algodãozinho | Foto: Alexandre Machado
As visitas ao JBRJ devem ser agendadas pelo endereço
https://agendamentovisita.jbrj.gov.br
Os horários para este fim de semana - 11 e 12 de julho, já estão lotados. O limite é de 540 visitantes por dia, aproximadamente um terço do que o JBRJ costumava receber em dias de maior movimento. A medida visa controlar o fluxo de entrada na bilheteria e evitar aglomerações.