Geral
Visitação será feita com agendamento e alguns espaços permanecem fechados
A reabertura do JBRJ ao público está prevista para 9 de julho, com agendamento das visitas, além de outras restrições para evitar aglomeração, mas também com novidades no Arboreto.
Em 17 de março, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro fechou à visitação pública, seguindo as determinações do Governo Federal, conforme disposto nas Portarias JBRJ nº 33 e 35/2020.
Agora, com a flexibilização das medidas de isolamento por parte da Prefeitura do Rio, órgão competente, por decisão do STF, para as determinações de enfrentamento da COVID-19, o JBRJ se prepara para receber novamente os visitantes a partir de 9 de julho. A reabertura seguirá um planejamento em quatro fases, considerando as particularidades de cada espaço e serviço e a adequação de sua oferta às determinações das autoridades competentes.
A principal medida para controlar o fluxo de entrada e evitar aglomerações será o agendamento das visitas. Os visitantes deverão agendar data e horário pelo sistema https://agendamentovisita.jbrj.gov.br
Neste primeiro momento, a entrada será feita exclusivamente pelo portão da Rua Jardim Botânico, 1008, onde há mais espaço e condições para uma recepção controlada. O Arboreto (parque), o Cactário e o Bromeliário estarão abertos. Outras coleções e espaços com algum grau de confinamento, como o Orquidário e o Museu, permanecerão fechados.
Os bebedouros estarão lacrados e é recomendável que os visitantes tragam suas garrafinhas de água. Mais informações sobre o que estará aberto ou fechado serão disponibilizadas no site e nas mídias sociais do JBRJ no momento oportuno.
Acesse as novas Norma de Visitação ao JBRJ.
Essas restrições visam evitar filas e outras aglomerações que possam trazer risco à saúde dos visitantes e da equipe do JBRJ, viabilizando a visitação de maneira ordenada e de acordo com as Regras de Ouro e outras diretrizes do Plano da Prefeitura do Rio.
Servidores e colaboradores que trabalham atendendo diretamente ao público estão recebendo treinamento para lidar com a nova situação. O JBRJ também está fazendo a aquisição de itens para segurança sanitária e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as equipes e instalando nova sinalização para orientar o fluxo de pessoas, entre outras providências.
A presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro, ressalta que a instituição está preparada, mas é fundamental o engajamento e a colaboração de todos para o cumprimento das determinações e orientações, com respeito às Regras de Ouro definidas pela Prefeitura, bem como às normas estabelecidas pela direção do Jardim Botânico.
Dessa forma vamos, de maneira responsável, poder contar com o importante serviço que uma área verde urbana como a do JBRJ pode fornecer à população neste momento, sendo espaço de lazer e entretenimento ao ar livre e em contato com a natureza, afirma Santoro.
Os outros setores da instituição continuarão funcionando em trabalho remoto, seguindo as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Saúde.
Nova trilha e mais informação
Duas novidades que os visitantes poderão aproveitar na reabertura são a nova Trilha da Mata Atlântica e as placas das famílias botânicas.
A Trilha da Mata Atlântica passa por 27 espécies desse bioma que fazem parte da coleção viva do Jardim. Entre elas, algumas são emblemáticas, como o pau-brasil (Paubrasilia echinata), a pitangueira (Eugenia uniflora), o ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus) e a paineira (Ceiba speciosa). A Trilha foi inaugurada de forma virtual no Dia da Mata Atlântica (27/5) e agora os visitantes poderão ver de perto esses importantes representantes da flora brasileira.
O Arboreto também se preparou para este momento com placas informativas acerca das sete famílias de plantas mais representativas nos canteiros do JBRJ e que se destacam na flora brasileira: Araceae, Arecaceae, Bignoniaceae, Moraceae, Malvaceae, Fabaceae e Myrtaceae.
As placas trazem fotos e informações sobre a distribuição dessas famílias no mundo e no Brasil, o quantitativo de espécies, as utilidades, nomes populares mais conhecidos e características mais marcantes, juntamente com mapa indicando a localização principal da família e de exemplares cultivados no Arboreto. Tudo pensado para informar com mais qualidade e aprimorar a experiência de visitação ao JBRJ.
Os materiais foram elaborados durante a quarentena pela equipe do Serviço de Atendimento ao Visitante e pela Coordenadoria de Coleções Vivas do JBRJ
Serviço:
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Reaberto a partir de 9 de julho de 2020.
Horário: segundas, das 12h às 17h; terça a domingo, das 8h às 17h.
Agendamento obrigatório. Sistema disponível a partir de segunda-feira, 6 de julho.
Acesso somente pelo portão da Rua Jardim Botânico, 1008.
Pagamento somente em dinheiro.
Informações: cvis@jbrj.gov.br / (21) 3874-1808 ou (21) 3874-1214
O Serviço de Atendimento ao Visitante dispõe de duas cadeiras de rodas. Caso o visitante necessite desse equipamento, deve entrar em contato pelo e-mail ou telefones acima para reservá-lo.