Geral
Reflora disponibiliza novas amostras do Museu Paraense Emílio Goeldi
O
Herbário Virtual Reflora
disponibiliza 57.160 imagens de exsicatas (amostras botânicas) do acervo do
Museu Paraense Emilio Goeldi
(MPEG) a partir de segunda-feira, 4 de maio de 2020.
O MPEG é parceiro do Reflora desde 2015, quando integrou ao sistema cerca de 2.600 imagens de tipos nomenclaturais (amostras que serviram para a descrição das espécies). Assim, agora são quase 60 mil imagens do acervo botânico do Museu incluídas no programa, o que representa uma porção significativa do acervo do Herbário MG, que contém pouco mais de 230 mil amostras.
O Herbário MG foi criado em 1895, é o mais antigo da Amazônia e o terceiro mais antigo do Brasil. Resguarda parte importante da história do conhecimento da flora Amazônica, com diversos tipos nomenclaturais, amplo acervo de coleções de naturalistas pioneiros no estudo da flora Amazônica, além de milhares de amostras coletadas nas últimas décadas. Por isso, é destino obrigatório para botânicos que estudam a flora da Amazônia.
Os dados dessas exsicatas já estavam publicados no site do próprio MPEG, mas a integração com o Reflora vem facilitar o trabalho dos botânicos, além de permitir que as imagens sejam anexadas à Flora do Brasil 2020.
A iniciativa conta também com a parceria do
Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr
. Segundo Cleverson Rannieri dos Santos, que coordenou o projeto no MPEG, o SiBBr apoiou com equipamentos (mesas e máquinas para digitalização), treinamento e bolsistas de apoio técnico. Estes atuam na confecção e informatização das imagens e dados, na transferência e readequação dos dados para uma nova base de gerenciamento, na modelagem e organização do banco de dados em uma base única institucional e na publicação dos dados via site do MPEG, no GBIF e SiBBr, bem como na manutenção e gerenciamento regular do banco de dados.
Com os novos arquivos do MPEG, o HV Reflora, coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, chega agora a 3.766.083 imagens disponibilizadas para os pesquisadores e o público em geral.
Acesse o HV Reflora . Para ver especificamente as imagens do Museu Emílio Goeldi, você pode escolher, no campo "origem da imagem" na Busca Avançada, a opção MG - Museu Goeldi.
Você sabe como é feita a digitalização de exsicatas?
Assista ao vídeo
.
Imagem da home: exsicata da
Hevea brasiliensis
- a seringueira - coletada pela pesquisadora alemã Emilia Snethlage (1868-1929), que foi diretora do Museu Goeldi. Esta espécie viabilizou a riqueza no Pará e a fundação do MPEG no século XIX.