Geral
coronabr disponibiliza dados da COVID-19 no Brasil
Duas pós-doutorandas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e um doutorando em Ecologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram o coronabr, um pacote de R para disponibilizar os dados referentes aos casos do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil.
coronabr faz download dos dados oficiais do Ministério da Saúde, da base de dados Brasil.IO, que recolhe os dados diários por município das Secretarias Estaduais de Saúde, e do Centro de Recursos sobre Coronavirus da Universidade Johns Hopkins, que inclui informação diária do mundo inteiro. Ele formata e sintetiza a informação e a disponibiliza gratuitamente no repositório liibre.github.io/coronabr. O pacote possibilita acompanhar diariamente, por meio de gráficos, a atualização no número de casos da pandemia no país. O pacote também pode ser instalado localmente para fazer gráficos, análises e projeções.
Sara Ribeiro Mortara e Andrea Sánchez-Tapia, que fazem pós-doutorado com a supervisão da pesquisadora Marinez Ferreira de Siqueira, do Núcleo de Computação Científica e Geoprocessamento do JBRJ, e Karlo Guidoni Martins (doutorando da UFG) utilizaram ferramentas de código aberto do ambiente R - para gráficos e computação científica. Sara e Andrea ministram a disciplina de pós-graduação Projetos de Análise de Dados em R na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ), onde ensinam ferramentas de código aberto para organizar fluxos de trabalho reprodutíveis, que permitam que os projetos de pesquisa desenvolvidos pela turma sejam mais robustos e transparentes.
O trabalho está em desenvolvimento contínuo e pode ser acessado na página https://liibre.github.io/coronabr/index.html