Geral
Jardim participa da 4ª edição de curso sobre Monitoramento de Plantas
A quarta edição do curso Monitoramento de Plantas: Coletas e Identificação de Amostras Botânicas foi realizada na Floresta Nacional (Flona) do Amapá, de 25 de novembro a 6 de dezembro. A realização dos cursos é do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Jardim Botânico de Nova York (NYBG) e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
O JBRJ foi representado pela pesquisadora, Rafaela Campostrini Forzza, curadora do herbário RB e a analista de C&T, Marina Landeiro.
Participaram das atividades 24 pessoas entre gestores e funcionários da própria Flona e de outras 8 Unidades de Conservação: Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque e Cabo Orange, Reservas Extrativistas do Rio Cajarí e Ipaú-Anilzinho, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Iratapurú, Reserva Biológica Gurupí e as Terra Indígena Wajãpi e Galibi-Marworno.
Nesta quarta edição também houve a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Estadual de Pesquisas do Amapá (IEPA) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas IPE. A carga horária do curso é de 108 horas, com duração de 12 dias.
O objetivo dos cursos tem sido apresentar aos participantes, através de aulas, o funcionamento de um herbário, a identificação de plantas, utilização de ferramentas e materiais para coleta de plantas e herborização, aspectos da biodiversidade, estrutura e funcionamento de ecossistemas, noções básicas de polinização e sucessão ecológica. Além das aulas, os alunos participaram de debates sobre a importância da conservação da Amazônia e receberam treinamento para execução de protocolos de coletas de dados de plantas do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.
A quinta edição do Curso acontecerá no inicio de 2020, na Reserva Biológica do Tapirapé no Sul do Pará.
A realização do curso conta com o apoio da Tinker Foundation, do Programa ARPA e do ICMBio.
fotos| Marina Landeiro e Flavio Obermiller