Geral
Jardim Botânico reabre a Estufa do Mestre Valentim com coleção de samambaias
Publicado em
10/12/2019 16h26
Atualizado em
31/10/2022 13h45
O evento de inauguração aconteceu nesta terça-feira (10/12), às 10h. O presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna, agradeceu a todos que trabalharam para a concretização do projeto de restauro da Estufa, que passou a abrigar uma coleção de samambaias. Ele destacou que o início do processo foi em 2015, quando as esculturas do Mestre Valentim foram restauradas. Disse, também, que as Aves Pernaltas, de volta à estufa e cercadas por samambaia, dialogam com a natureza, valorizando a arte, a história e as coleções de plantas do Jardim Botânico.
Na ocasião, a pesquisadora Claudine Massi Mynssen, curadora da coleção de samambaias, disse que o momento é de realização de um sonho. O JBRJ tem uma coleção científica de samambaias no horto e parte dela agora está acessível na Estufa do Mestre Valentim. Claudine selecionou espécies nativas da Mata Atlântica, algumas ameaçadas de extinção, como o xaxim (Dicksonia sellowiana), cuja exploração comercial está proibida. Há também espécies exóticas e ornamentais.
As samambaias são plantas vasculares (têm vasos condutores de seiva) que não apresentam flores, frutos ou sementes e se reproduzem por esporos. Elas têm uma ampla distribuição no mundo, podendo ocorrer desde o círculo Ártico até as florestas tropicais e subtropicais. Entretanto, a maior riqueza de espécies está concentrada nas regiões montanhosas tropicais. A estimativa é de que existam atualmente cerca de 12 mil espécies de samambaias. No Brasil ocorrem mais de 1300 espécies e a Mata Atlântica concentra 883 delas.
Mais um espaço de visitação do JBRJ: a estufa do Mestre Valentim. O local volta a abrigar duas obras do Mestre Valentim, as Aves Pernaltas e mais de 30 espécies de samambaias, entre trepadeiras, aquáticas, terrestres e epífitas (plantas que se apoiam sobre outras).
A reforma da Estufa do Mestre Valentim foi realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - ISS com o patrocínio da BTG Pactual e da HopeVig/ Monitore.
Da esquerda pra direita: Tomás Mariani, presidente da Associação de Amigos
do Jardim Botânico; Ronaldo França, Monitore; Claudine Mynssen, curadora
da coleção de samambaias e Sergio Besserman Vianna, presidente do JBRJ.
Foto: Ascom/JBRJ
Descerramento da placa
Foto: Alexandre Machado
Foto: Alexandre Machado