Geral
Jardim Botânico sedia encontro do Projeto Pró-Espécies
Publicado em
28/11/2019 14h53
Atualizado em
31/10/2022 13h45
O Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) recebeu, entre os dias 25 e 29 de novembro, o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Neste período aconteceram várias atividades, entre elas a reunião de Missão de Supervisão, o lançamento do site Pró-Espécies e a reunião do Comitê Executivo.
A reunião de Missão de Supervisão é liderada pelo Fundo Brasileiro Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e realizada a cada seis meses para verificar o andamento do projeto, o cumprimento das salvaguardas contidas nas políticas aplicáveis e a atualização das informações sobre riscos e ações de mitigação.
O site Pro-Espécies é um espaço virtual para acompanhar as ações desenvolvidas para a conservação de espécies de fauna e flora brasileiras em perigo (CR) de extinção e dar transparência aos processos seletivos para a compra e contratações, conforme acordos de cooperação técnica assinada pelos parceiros do Projeto. O site traz também notícias, publicações e campanhas: http://proespecies.eco.br/
A reunião do Comitê Executivo tem como objetivo a revisão das atividades do Plano Operacional Anual (POA) do segundo ano do Projeto que adota ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças e o risco de extinção de flora e fauna.
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos parceiros do Projeto, que atua em quatro campos: Integração de conservação de espécies ameaçadas em Políticas Setoriais; Controle e prevenção da caça, pesca e extração vegetal ilegal e tráfico ilegal de espécies silvestres; Prevenção e detecção precoce de espécies exóticas invasoras e resposta rápida e Coordenação, monitoramento e comunicação.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas Pró-Espécies: Todos contra a extinção é financiada pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), coordenada pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementada pelo Funbio, e tem o WWF-Brasil como agência executora.
O projeto Pró-Espécies trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. O projeto prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Foto da home: Mariana Gutiérrez