Geral
Youtubers falam sobre divulgação da Ciência em evento no Museu do Meio Ambiente
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove o encontro Youtubers na Ciência, no dia 7 de novembro, quinta-feira, das 10h às 17h, no Museu do Meio Ambiente. Nomes como Julia Jaccoud (Matemaníaca) e Estevão Slow (Canal do Slow) falam sobre como criar e manter canais no YouTube e como divulgar ciência nas diferentes mídias sociais. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.
O YouTube e outras mídias sociais se tornaram, na última década, meios privilegiados para pesquisadores, estudantes e entusiastas atuarem na divulgação científica em todo o mundo. Canais de ciência contam com centenas de milhares ou mesmo milhões de inscritos, configurando-se inclusive como uma opção profissional e de empreendimento para jovens cientistas.
Sintonizado com essas transformações, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro reúne cinco nomes da área para um diálogo que aborda as oportunidades, as linguagens, as dificuldades e as estratégias para comunicar ciência para o público em diversas plataformas na internet.
Os convidados:
Bruna Vilela
- educadora de arte licenciada pela UNESP, dirige os canais educativos do YouTube A Matemaníaca e Duvidando, além de participar de outros projetos audiovisuais como a maratona de criação de curtas-metragens do 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, o Kinoforum. Participou de companhias teatrais escrevendo editais de fomento à cultura e estruturando projetos aprovados pela Lei Rouanet. É co-fundadora da EdTech Duvidando, que atua em todo território nacional, gerencia as equipes de produção de conteúdo, tradutores e intérpretes de LIBRAS, editores de vídeo e desenvolvedores, aplicando metodologias de Design Thinking para compor o design educacional de todo o projeto. É Educadora Nível 1 e GEG Líder pelo Google for Education. Lecionou em escolas particulares e estaduais em diversos segmentos, do ensino infantil ao ensino médio, tendo acumulado larga experiência no desenvolvimento de projetos colaborativos e criativos na área cultural há mais de uma década.
Estêvão Slow
- divulgador científico, ativo nas redes sociais, dono do Canal do Slow no Youtube, que já conta com mais de 150 mil seguidores. É um dos membros fundadores do ScienceVlogsBrasil, selo de qualidade que reúne vários dos principais divulgadores científicos do país.
Felipe Hime
- estudante de Astronomia na UFRJ, youtuber do canal Café e Ciência, com mais de 55 mil inscritos.
Julia Jaccoud
- criadora do canal A Matemaníaca, tem Licenciatura em Matemática pelo IME-USP, e é professora de matemática para crianças de 5-12 anos. A Matemaníaca tem por objetivo encorajar as pessoas a apreciarem a matemática e convidá-las para construir a ideia de que ela é interessante para todas e todos.
Rafaela Lima
- professora de ciências da rede pública e privada no Rio de Janeiro, criadora do canal Mais Ciências, que alcança milhares de alunos do ensino fundamental com dicas, aulas e curiosidades.
PROGRAMAÇÃO:
Das 10h às 12h
- Como iniciar e se manter criando conteúdo para o Youtube
Mesa redonda com criadores de conteúdo de ciência e educação para internet sobre início da trajetória e organização e planejamento da rotina atualmente.
Das 14h às 17h
- Como divulgar conteúdo científico e educacional pelas diversas redes.
Qual a melhor plataforma para divulgar o conhecimento? Qual linguagem usar? Como alinhar a linguagem? Essas são algumas perguntas que serão respondidas dentro das redes Youtube, Twitter, Instagram, Facebook, Podcast e Midium.
Evento gratuito e aberto ao público, com distribuição de senhas na porta do Museu do Meio Ambiente 30 minutos antes de cada sessão.
Encontro Youtubers na Ciência
Dia 7/11/2019
das 10h às 12h e das 14h às 17h
Museu do Meio Ambiente - Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008.