Geral
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 no Jardim Botânico
De 23 a 26 de outubro, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 com uma programação variada para todas as idades. Serão estandes, exposição, oficinas, jogos e palestras mostrando ações inovadoras, projetos de pesquisa e de educação e divulgação da ciência produzida na instituição. O evento também contará com a participação da Embrapa Solos.
No Teatro do Jardim, uma sala será dedicada à ilustração botânica, com exposição de obras de ilustradores renomados e produções do curso da Escola Nacional de Botânica Tropical, além de oficina de ilustração com materiais diversos. No Foyer do Teatro também haverá oficina de tinta de solos, com a equipe da Embrapa Solos, e, na área aberta, oficina de Jardinagem com a equipe de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ.
Nos estandes no Foyer, o público poderá conhecer pesquisas sobre polinização e dispersão de sementes e sobre restauração florestal desenvolvidas por alunos da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), além de descobrir o que é um herbário e sua importância para a ciência e a conservação da biodiversidade. Na oficina de herborização, os participantes vão aprender técnicas de preparo e conservação de amostras botânicas para estudo.
Outro destaque do evento são as descobertas do projeto Mantis sobre os louva-a-deus da Amazônia, que serão apresentadas tanto no estande do projeto quanto na palestra do dia 26/10. Já no estande das Coleções Vivas do Jardim, os visitantes conhecerão uma nova tecnologia de recipientes biodegradáveis para substituir os recipientes plásticos na produção de mudas.
O programa Educativo traz para o evento atividades divertidas para falar sobre patrimônio e memória, bem como sobre a produção e o descarte de resíduos. Já o Núcleo da Fauna do JBRJ preparou brincadeiras sobre os bichos que vivem no Jardim. Além disso, os visitantes poderão participar de um jogo de corrida (de tabuleiro) sobre sustentabilidade, com a equipe de Responsabilidade Ambiental do JBRJ.
Palestras
As palestras da SNCT acontecem no Museu do Meio Ambiente. Na quarta, dia 23, às 14h, o pesquisador Pablo Pena Rodrigues fala sobre o futuro dos seres vivos diante das modificações que a humanidade está provocando em nosso planeta. As palestras continuam na quinta-feira, dia 24, às 10h, com o zootecnista Lusimar Lamarte falando sobre a experiência do JBRJ na gestão sustentável de resíduos vegetais, e às 14h, com o tecnologista Luís Alexandre Estevão abordando as mudanças na pesquisa botânica na era digital.
No sábado, dia 26, às 14h, A equipe do Projeto Mantis compartilha em primeira mão as melhores histórias e descobertas de sua viagem à Amazônia peruana, em uma expedição financiada pela National Geographic.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa criada pelo MCTIC e acontece em todo o Brasil de 21 a 27/10. O tema desta 16ª edição é Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.
PROGRAMAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Teatro do Jardim - das 9h à 16h30
Oficinas, exposição, jogos e estandes de Recipientes biodegradáveis, Projeto Mantis, Herbário, Projetos de Pesquisa da ENBT, Sustentabilidade, Ilustração Botânica, Programa Educativo, Fauna, Embrapa Solos.
Museu do Meio Ambiente
Palestras:
23/10
14h - Um olhar sobre o futuro da Biodiversidade, com o pesquisador Pablo Pena Rodrigues (JBRJ).
24/10
10h - Gestão de resíduos vegetais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Uma visão sustentável, com o zootecnista Lusimar Lamarte - DSc. Agronomia - Ciência do Solo (JBRJ)
14h - Sistemas de Gerenciamento de Coleções Científicas A Experiência do Uso Compartilhado do Jabot, com o tecnologista Luís Alexandre Estevão (JBRJ).
26/10
14h - Expedição Mabán: Mantis da Amazônia Peruana, com os biólogos Leonardo Moutinho Lanna, João Felipe Herculano Rocha e Lvcas Linhares Fiat (Projeto Mantis).