Geral
CNCFlora-JBRJ recebe prêmio internacional de conservação
A Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (SSC/IUCN, sigla em inglês) premiou o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) pelas ações em prol da conservação da biodiversidade brasileira.
Integrado à Diretoria de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o CNCFlora recebeu o prêmio The SSC Chairs Citation of Excellence pelos resultados apresentados na execução do Plano Estratégico de Espécies 2017-2020, durante a Quarta Reunião de Líderes, organizada pela SSC/IUCN em parceria com a Agência Ambiental de Abu Dhabi (EAD). O encontro ocorreu entre 5 e 11 de outubro na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O prêmio reconhece a importante contribuição do CNCFlora nos componentes chave ASSESS (avaliação do risco de extinção e informação sobre a saúde da biodiversidade) e ACT (ações que melhorem a biodiversidade e envolvam diversos setores sociais) do ciclo de Conservação de Espécies da IUCN. O CNCFlora é a autoridade de listas vermelhas de plantas para o Brasil (SSC Brazil Plant Red List Authority Group) desde 2012.
A reunião teve como objetivos fortalecer e capacitar líderes dos grupos da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN em Avaliação-Plano-Ação, com ênfase em ações de conservação. Cerca de 350 líderes estiveram reunidos visando aprimorar habilidades, estabelecer métricas eficazes nas ações de conservação e aplicar os resultados desses processos para orientar o futuro do planeta. Essas ações seguem o Programa da IUCN, os Objetivos Globais de Biodiversidade pós-2020 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS estabelecidos no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).
A representante do CNCFlora na reunião foi a coordenadora do Núcleo de Avaliação de Risco e vice-presidente do grupo brasileiro para conservação de plantas, Patrícia da Rosa. Ela recebeu o prêmio das mãos de Jon Paul Rodriguez, presidente da Comissão pela Sobrevivência das Espécies da IUCN. Na oportunidade, Patricia apresentou um painel sobre o progresso na avaliação de risco da flora do Brasil.
Jon Paul Rodriguez entrega o certificado do prêmio a Patrícia da Rosa
O prêmio trouxe bastante entusiasmo e orgulho à equipe do CNCFlora, coordenada pelo pesquisador Gustavo Martinelli, e a todos os especialistas botânicos colaboradores nas avaliações do estado de extinção das espécies e demais ações de conservação.