Geral
Jardim comemora o Dia Nacional da Abelha
No dia 3 de outubro, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora a data com palestras e atividades que despertam crianças e adultos para o papel essencial desempenhado pelas abelhas, um dos insetos mais importantes entre os polinizadores.
A polinização é a transferência de pólen entre os órgãos masculinos e femininos das plantas. Na natureza, além da fecundação de espécies vegetais, a polinização entre diferentes plantas gera variabilidade genética, que aumenta a capacidade das espécies se adaptarem a um ambiente e assim sobreviverem.
Nas culturas agrícolas, a polinização está relacionada ao aumento de produtividade, à qualidade nutricional e à aparência dos frutos. Além disso, os polinizadores fornecem mel, própolis, cera e outros produtos derivados.
Veja a programação que o Museu do Meio Ambiente e o Laboratório de Fitossanidade do Jardim Botânico prepararam para comemorar o Dia da Abelha.
10h - VOCÊ CONHECE AS ABELHAS? - Nesta palestra, a criançada irá conhecer diferentes espécies de abelha, como elas se organizam socialmente e como acontece a produção do mel.
Local: Museu do Meio Ambiente
Em seguida, os participantes farão um trajeto pelo Arboreto para participar de uma atividade que acontecerá no Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão). As crianças irão conhecer um ninho aberto, ver os potes de mel criados pelas abelhas e provar o mel que será extraido na hora.
Ponto de encontro: Museu do Meio Ambiente
Durante todo o dia (10h às 17h), no Laboratório Didático do Museu do Meio Ambiente, serão exibidos vídeos e documentários que têm abelha como tema.
foto | abelha jatai (Tetragonisca angustula)- Alexandre Machado