Geral
Conhecimento tradicional na construção naval brasileira é tema de publicação
O livro digital "Árvores e madeiras na cultura naval tradicional" tem por objetivo registrar e divulgar o conhecimento tradicional ou local da carpintaria naval brasileira, um patrimônio imaterial ameaçado de desaparecer.
A publicação foi organizada pelos pesquisadores Viviane Stern da Fonseca Kruel, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, João Carlos Ferreira de Melo Júnior, da Universidade da Região de Joinville - Univille, e Natalia Hanazaki, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. A importância dos usos tradicionais de árvores e madeiras para atender às demandas do desenvolvimento e dos modos de vida das sociedades humanas é destacada pelos organizadores nos agradecimentos da publicação: "aos fabulosos mestres da carpintaria naval, todo o seu conhecimento sobre as árvores e seus usos potenciais, transformando-as com respeito em preciosos bens culturais".
Grupos de pesquisadores se dedicaram a compreender a importância desse patrimônio, que está em vias de desaparecimento por diversos fatores, como a globalização cultural e a urbanização. O livro inclui estudos sobre embarcações tradicionais de madeira provenientes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, com destaque para as canoas, jangadas e chalanas.
Em 2010, as embarcações tradicionais receberam o reconhecimento como bens do patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A riqueza e a diversidade dessas embarcações são parte do patrimônio cultural brasileiro, pois trazem referências à identidade e à memória de diferentes grupos que formam a nossa sociedade. Segundo o Iphan, "essas embarcações, apesar de frágeis, ainda guardam excepcionalidades tipológicas e construtivas, além de forte significado simbólico e afetivo local; fazem parte das paisagens e são, muitas vezes, ícones importantes da cultura regional."
A publicação pode ser acessada gratuitamente, em pdf, pelo site da editora da universidade de Joinville.