Geral
Pai da Teoria da Evolução ganha exposição no Museu do Meio Ambiente
Em 2019, completam-se 210 anos do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, e 160 anos da publicação de A Origem das Espécies, livro que revolucionou a ciência e marca o início da biologia moderna.
Como parte das comemorações, será lançada a exposição Darwin Origens & Evolução, que passeia pela trajetória da ciência antes, durante e depois das descobertas de um dos mais conhecidos e importantes cientistas da história e apresenta elementos de suas pesquisas e viagens, incluindo sua passagem pelo Brasil. Acervos de diversas instituições, obras de arte contemporânea, instalações criativas e um ambiente interativo formam a exposição que fica em cartaz do dia 30 de agosto a 30 de outubro no Museu do Meio Ambiente.
Em 1832 o naturalista atracou o navio Beagle no País por cinco meses, com estadas na Bahia e no Rio de Janeiro, incluindo uma visita ao Jardim Botânico.
Com 295 peças - entre obras de artistas contemporâneos, atividades interativas presenciais, coleções botânicas, peças de origem animal como insetos, crânios e fósseis, iconografia histórica, obras raras, gravuras, fotos, textos críticos e reportagens da época - a mostra irá explorar o longo caminho percorrido por Darwin até sua famosa teoria.
A exposição também vai abordar o desenvolvimento da produção científica no Brasil, incluindo a inauguração de instituições como o Museu Nacional e o Jardim Botânico, além do intercâmbio de informações que cientistas residentes no Brasil mantiveram com Darwin.
A pesquisa para criação da exposição e parte do acervo que será exposto são frutos de parcerias com as principais instituições científicas do Rio de Janeiro e com organismos internacionais em um esforço conjunto para proporcionar ao público uma experiência única que une arte, ciência, conhecimento e diversão. Esta união é também representativa de uma das principais características do desenvolvimento do pensamento científico: o acúmulo de conhecimento e o intercâmbio de saberes.
Dividida em quatro partes (A ciência antes de Darwin; Um novo tempo; A jornada do Beagle e A origem das espécies), a exposição apresenta diferentes elementos de uma das mais importantes teorias do pensamento moderno e pretende ser uma expedição investigativa que se mistura a uma aula de ciências criativa onde entretenimento, interatividade e descobertas dão o tom da experiência.
Arte e ciência: uma prosa que dá liga - Além do acervo científico, Darwin Origens & Evolução apresenta seis obras de artistas contemporâneos em ascensão na cena das artes visuais, em uma inusitada e produtiva conversa entre arte e ciência.
Ao longo dos ambientes da exposição, em diálogo com os temas propostos, serão apresentadas obras dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima (DNA painel - e Anti horário - videoarte); Thiago SantAnna (Refino - videoarte); Paulo Nazareth (Mi imagem de hombre exótico - fotos) e Fernando Lindote (O Guardião fala II óleo sobre tela) e a dinamarquesa MarikaSiedler (Rapas - videoarte).
Serão apresentados ainda, pela primeira vez no Brasil, reproduções de gravuras e ilustrações do norueguês Peter Brandt, que ilustrava o trabalho de campo do dinamarquês Peter Lund, considerado o pai da Paleontologia no Brasil, além de três dioramas criados especialmente para a exposição pelo artista de teatro Bruno Dante, exibindo parte da história da produção científica no Brasil.
A exposição trará ainda obras do naturalista e ilustrador João Barbosa Rodrigues, que dirigiu o Jardim Botânico entre 1890 e 1909. Este ano completaram-se 110 anos de sua morte e seu trabalho é reconhecido pela relevância para o conhecimento da diversidade vegetal brasileira.
A exposição Darwin Origens & Evolução tem concepção e curadoria do Estúdio MBaraká, com a colaboração de Magali Romero Sá, doutora em História da Ciência e vice-diretora de Pesquisa e Divulgação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
A exposição tem patrocínio da Equinor e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal.
Serviço
Exposição Darwin Origens & Evolução
De 30 de agosto a 30 de outubro
De terça a domingo das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Museu do Meio Ambiente Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada Gratuita no Museu.
Livre para todos os públicos.
Acessibilidade: o Museu conta com elevador para o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Mediação em libras de terça a sábado.
www.darwinnorio.com.br
https://www.facebook.com/DarwinOrigenseEvolucao/