Geral
JBRJ, ICMBio e NYBG realizam terceira edição de curso na Amazônia
A terceira edição do curso Monitoramento de Plantas: Coletas e Identificação de Amostras Botânicas aconteceu de 24 de junho a 5 de julho na Floresta Nacional do Tapajós.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e New York Botanical Garden (NYBG) realizaram a atividade, voltada para representantes das comunidades e gestores das seguintes Unidades de Conservação: Floresta Nacional do Tapajós, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Floresta Nacional Mulata e Unidade Especial Avançada de Itaituba (composta por 12 UCs), Floresta Nacional Saraca-Taquera e Reserva Biológica do Rio Trombetas.
A pesquisadora Rafaela Forzza (foto 1) e a tecnologista Marina Landeiro (foto 2) representaram o JBRJ
Os participantes do curso tiveram aulas de identificação botânica, funcionamento de herbário, identificação de madeira, ferramentas e materiais utilizados para coleta botânica, aspectos da biodiversidade e da conservação na Amazônia, uso de dados ambientais, além de um treinamento para execução de protocolos de coletas de dados do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.
Esta edição do curso contou também com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Laboratório de Produtos Florestais/Serviço Florestal Brasileiro LPF/SBF e do Instituto de Pesquisas Ecológicas IPE. A carga horária do curso é de 108 horas, com duração de 12 dias.
A realização do curso conta com o apoio da Tinker Foundation, do Programa ARPA e do ICMBio.
Fotos de Flavio Obermuller .