Geral
O futuro da Mata Atlântica em questão
Na quinta-feira, dia 30 de maio, como parte das celebrações pelo Dia da Mata Atlântica, o Museu do Meio Ambiente recebe o pesquisador Pablo José Francisco Pena Rodrigues (JBRJ). Ele dará a palestra A Mata Atlântica e o Antropoceno: existe futuro?, às 10h.
O conceito de Antropoceno foi proposto pelos cientistas para designar uma nova era geológica marcada pelas mudanças provocadas pela ação humana sobre o ambiente. Pablo Rodrigues abordará a transformação antropocênica da Mata Atlântica e suas possíveis consequências, tais como fragmentação, extinção de habitat e invasão por espécies exóticas. O público poderá debater com o pesquisador sobre como escolhas equivocadas podem levar à extinção dessa floresta e colocar em risco toda a biodiversidade do planeta.
Pablo é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), tem mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2004).
A Mata Atlântica e o Antropoceno: existe futuro?
Dia 30/5/2019, às10h
Museu do Meio Ambiente | Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita.