Geral
Jardim Botânico celebra Barbosa Rodrigues
Nesta quarta-feira (27/3), o Jardim Botânico recebeu a doação de nove desenho originais de João Barbosa Rodrigues, naturalista que dirigiu a instituição no período de 1890 até sua morte em 1909, há 110 anos.
As peças foram doadas por dr. Lin Chau Ming, professor da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, que as obteve por doação de João Paulo Castaño Ferreira, tataraneto de Barbosa Rodrigues. Os desenhos, em papel e medindo 14x20cm, foram feitos durante expedição de Barbosa Rodrigues na Amazônia, entre 1872 e 1874.
Na cerimônia de doação, o professor Lin declarou que é com muita honra que faz esta doação, num marco histórico que é a celebração dos 110 anos da morte de Barbosa Rodrigues.
O presidente do Jardim Botânico, Sergio Besserman Vianna, agradeceu em nome da instituição e destacou a importância do ato.
O evento também contou com a presença de Jalmar Barbosa Rodrigues, bisneto do naturalista.
Educativo do Museu do Meio Ambiente e Barbosa Rodrigues
Em homenagem a Barbosa Rodrigues nos 110 anos de sua morte, o Educativo do Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com a Embrapa Solos, promove oficina de pintura com biotinta.
Réplicas com desenhos do naturalista estão disponíveis para o público pintar livremente com tintas feitas a partir da diversidade de tons do solo.
A atividade faz parte dos eventos em homenagem a contribuição do Barbosa Rodrigues para a ciência e a arte.
Até sexta-feira, 29 de março de 2019
Das 9h às 17h
foto da home | Raul Ribeiro - desenho de Barbosa Rodrigues- presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna e Lin Chau Ming, professor dr. da Universidade Estadual Paulista de Botucatu.