Geral
Jardim Botânico celebra Barbosa Rodrigues
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro realiza evento de divulgação científica em celebração dos 110 anos da morte do naturalista João Barbosa Rodrigues, que dirigiu a instituição no período de 1890 a 1909.
As importantes contribuições de Barbosa Rodrigues para o conhecimento da diversidade vegetal e cultural do Brasil serão debatidas em palestras que acontecerão na manhã do dia 27 de março de 2019.
Pela excelência científica no campo da botânica e pela qualidade da preservação dos seus acervos, o Jardim Botânico receberá a doação de nove peças em aquarelas, originais, de autoria de Barbosa Rodrigues.
As obras, em papel e medindo 14x20cm, estão sendo doadas pelo dr. Lin Chau Ming, professor da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, que as obteve por doação de João Paulo Castaño Ferreira, tataraneto de Barbosa Rodrigues.
A cerimônia de doação será às 9h30, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico e, na sequencia, acontecerão as palestras.
AS PALESTRAS:
10h - Aquarelas originais de Barbosa Rodrigues na região amazônica: os caminhos percorridos até o retorno ao Jardim Botânico do Rio de janeiro.
Palestrante: Lin Chau Ming.
Professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP, com mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná , doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado em Etnobotânica no Jardim Botânico de Nova York (1998-1999) e em Agroecologia na Columbia University em Nova York (2007-2009).
10h30 - João Barbosa Rodrigues: um naturalista brasileiro na segunda metade do século XIX
Palestrante: Magali Romero Sá
Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
11h - João Barbosa Rodrigues e a Exposição Nacional de 1908
Palestrante: Alda Heizer
Historiadora e doutora em História da Ciência, pesquisadora colaboradora do JBRJ, professora de Historia da Botânica na Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico (ENBT) e da Pós em Patrimônio na Fiocruz.
11h30 - A Arte de João Barbosa Rodrigues (1842-1909)
Palestrante: Paulo Ormindo
Professor do Curso de Licenciatura em Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Ilustração Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/Instituto de Pesquisas Jardim botânico do Rio de Janeiro.