Geral
Dia internacional da Mulher no Jardim Botânico
Publicado em
07/03/2019 13h27
Atualizado em
31/10/2022 13h24
O Jardim Botânico do Rio celebra a data com entrada gratuita para as mulheres, trilha histórica especial e exibições do filme Margaret Mee e a Flor da Lua.
- Gratuidade
O público feminino deve apresentar o documento de identificação em uma das bilheterias do Jardim Botânico do Rio.
- Filme Margaret Mee e a Flor da Lua
O filme, que será exibido no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, narra a vida e a obra da pioneira e visionária ilustradora botânica inglesa Margaret Mee, uma das mais importantes artistas do século XX. Através de seus diários, depoimentos e narração, o filme mostra o amor de Margaret pela natureza e sua militância ecológica e como, com sua arte, alertou para a necessidade de preservação do meio-ambiente e da flora brasileira.
Horários de exibição: 10h, 12h e15h
- Trilha Histórica especial
A Trilha comemorativa do Dia da Mulher aborda elementos femininos do Jardim, representados por esculturas, plantas e espaços no arboreto.
A estátua de pedra de Ceres, divindade da mitologia greco-romana, e o Chafariz das Musas, que faz referência à mitologia grega, são alguns dos destaques desta visitação guiada.
O papel da mulher na instituição também é tema da caminhada. As pesquisadoras Maria Bandeira e Graziela Maciel Barros, são exemplos da participação feminina na história da excelência ciêntifica do Jardim Botânico do Rio.
Vitória Régia, Geniparana e Peroba-candeia são algumas das plantas que fazem parte do trajeto, que termina no Espaço de Clarice, criado em homenagem a escritora que foi frequentadora assídua do Jardim Botânico e o enalteceu através de crônica e conto.
Para participar da trilha, os interessados devem se inscrever, no dia do evento, no Centro de Visitantes.
Horários de início da trilha: às 10h e às14h
Nº máximo de visitantes em cada horário: 25
Local de encontro: Centro de Visitantes