Geral
Novo Educativo do Museu do Meio Ambiente tematiza os ODS
O lançamento do Programa Educativo do Museu do Meio Ambiente 2019 aconteceu na terça-feira, 29 de janeiro, com a presença do presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Sergio Besserman Vianna, e da diretora de Responsabilidade Social do Grupo Globo, Beatriz Azeredo.
O Museu tem a divulgação científica como missão, e o Programa Educativo é parte da estratégia do Jardim Botânico para fazer o conhecimento científico produzido na instituição chegar ao público de maneira atraente. Segundo a diretora de Conhecimento, Ambiente e Tecnologia do JBRJ, Lidia Vales, a incorporação de pedagogos e arte-educadores, por meio da contratação da Sapoti Projetos Culturais, é uma contribuição importante nesse sentido.
O presidente do JBRJ falou dos ODS como um avanço no processo civilizatório
Beatriz Azeredo representando o Grupo Globo
Com o patrocínio da Globosat por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Educativo passa a contar com uma equipe de oito estagiários sob a coordenação da Sapoti e supervisão da equipe de educação ambiental do Jardim Botânico. As atividades estão sendo desenvolvidas conjuntamente e incluem trajetos pelo arboreto, hora do conto e "viveiros" - que são oficinas, jogos e dinâmicas com materiais diversos, de que podem participar pessoas de todas as idades. Desde 10 de janeiro, quando começou, a equipe já atendeu 264 pessoas "de 10 meses a 73 anos", conta o coordenador pedagógico do projeto, Gil Cardoso.
O coordenador pedagógico Gil Cardoso apresenta uma das atividades
Os estagiários foram selecionados entre 365 currículos recebidos e o grupo reflete a diversidade buscada pelo programa. Seus integrantes vêm de todas as áreas do Grande Rio, incluindo a Baixada e a Zona Oeste, e têm formações tão diversas como artes cênicas, ciências biológicas, ciência política, gestão ambiental, música, museologia. As mediações são feitas em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais), de acordo com o grupo de visitantes a ser atendido.
A equipe do Educativo
ODS
- Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015. Essa agenda é formada por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Os ODS prevêem ações mundiais em áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima e cidades sustentáveis, entre outras.
Para o presidente do Jardim Botânico, o principal mérito dos ODS é que, por serem resultado de um processo político de negociação, o mundo passou a ter neles a métrica para o desenvolvimento sustentável a ser seguida. "Eles são um passo à frente no processo civilizatório e só fazem sentido se pensados todos juntos", disse Besserman. Beatriz Azeredo ressaltou a oportunidade de ancorar as plataformas de Responsabilidade Social do Grupo Globo - que englobam sustentabilidade, educação e direitos humanos - nesse projeto com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Segundo ela, todos esses temas se articulam com o Jardim.
O Educativo do Museu do Meio Ambiente atende de terça a sábado, das 9h às 17h.